Título: PT do Rio terá prévias para o Senado
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 09/03/2010, O País, p. 11

Decisão se confronta com recomendação da Direção Nacional do partido

Na contramão de recomendação nacional, o PT do Rio decidiu ontem que o partido terá prévias para decidir o nome do candidato ao Senado.

No próximo dia 28, o partido escolherá entre o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e a secretária de Assistência Social, Benedita da Silva. Nenhum dos dois abriu mão da intenção de se lançar ao Senado, e por isso o partido optou pelas prévias, em reunião ontem de manhã. O PT nacional, com a nota emitida no mês passado em que explicitava a recomendação, tentava evitar as disputas regionais em nome da unidade em torno da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata à Presidência.

¿ A nota do Diretório Nacional diz que o melhor é não ter prévia, pede que haja diálogo.

Onde não é possível acordo, o instrumento é o da prévia ¿ disse o presidente regional do PT, Luiz Sérgio.

No Rio, segundo ele, o entendimento foi descartado. O prefeito de Nova Iguaçu tem feito périplo entre os dirigentes petistas, para tentar carimbar o passaporte da candidatura ao Senado. Depois de abrir mão de disputar dentro do partido uma candidatura ao governo do estado, se tornou aliado do governador Sérgio Cabral (PMDB) e chegou a apostar na desistência da Benedita.

A secretária de Cabral também resistiu a abrir mão da indicação.

¿ No Rio, todo o processo de convencimento foi superado.

A Benedita diz que vai até o final. O Lindberg também.

Aqui não foi possível o entendimento ¿ disse Luiz Sérgio.

A decisão tomada ontem pelo partido será referendada pela Executiva estadual na próxima quinta-feira. Já estão previstos quatro debates dentro do PT, entre Benedita e Lindberg, na Zona Oeste, Baixada Fluminense, Região Litorânea e no Centro do Rio.

Lindberg rejeita apoio a Benedita A data foi escolhida porque tanto Benedita quanto Lindberg estão sujeitos ao prazo de desincompatibilização, que se encerra no dia 2 de abril.

Ontem, Lindberg, que resistiu à realização das prévias, rejeitou a possibilidade de apoiar Benedita da Silva, caso saia derrotado no partido. Ele disse acreditar que vai sair vitorioso na disputa interna.

Na reunião de quinta-feira, o diretório estadual do partido também deverá aprovar indicativo para o apoio à candidatura à reeleição de Cabral e o pleito do PT por uma vaga, na chapa, de candidato ao Senado.