Título: O fio da meada
Autor: Oliveira, Eliane; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 09/03/2010, Economia, p. 21

Foram oito anos de litígio, mais quatro anos de descumprimento pelos EUA das decisões da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Mas o Brasil conseguiu a vitória, sob o argumento de que os programas de subsídios americanos distorcem os preços internacionais do algodão, tirando competitividade dos exportadores brasileiros. O Brasil entrou com a ação em 2002 e o caso é, hoje, considerado simbólico.

A OMC deu ganho de causa ao Brasil em 2006. Determinou que os EUA ajustassem seus programas de subsídio às exportações de algodão. Sem resposta, o governo brasileiro decidiu usar seu direito de retaliação, autorizado pela OMC no fim do ano passado.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) divulgou uma primeira lista, com mais de 200 produtos importados dos EUA que poderiam ter as tarifas elevadas. Os empresários brasileiros se manifestaram, em sua maioria sugerindo a exclusão de itens considerados necessários à sua produção. Assim, ficou decidido que não seriam incluídos equipamentos.

Agora, o Brasil aguarda uma contraproposta dos EUA para que, a exemplo do que aconteceu no contencioso com Canadá na área de aviação civil, não seja preciso retaliar.

Canadenses e brasileiros foram autorizados a aplicar sanções de ambos os lados, mas preferiram chegar a um entendimento. (E.O.)