Título: Briga pelo poder dentro da primeira-familia
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2010, O Mundo, p. 27

Mulher do presidente estaria manobrando para virar vice-presidente ou indicar um dos genros

Por trás da crise política que há 105 dias deixa a Nigéria semiparalisada, há uma luta de poder nos bastidores, tendo como protagonista principal a primeira-família do país, capitaneada pela mulher do presidente, Turai Yar¿Adua. Segundo relatos na imprensa nigeriana, essa ex-professora transformada em primeira-dama estaria manobrando para ser indicada vice-presidente no caso do impedimento ¿ cada vez mais provável, dado o segredo absoluto em que seu estado de saúde é mantido ¿ permanente de seu marido.

Com eleições marcadas para 2011, Turai, que muitos no país veem como uma mulher de fortes ambições políticas, se cacifaria para concorrer como candidata do Partido Democrático do Povo (PDP) se fosse nomeada vice. Por um acordo interno no PDP, que ganhou as eleições de 1999, 2003 e 2007, a Presidência deve ser ocupada alternadamente por um muçulmano e um cristão (com possibilidade de uma reeleição), obedecendo à divisão do país entre as duas maiores religiões. O mandatário anterior, Olusegun Obasanjo, era um cristão do sul, e agora, com Yar¿Adua, foi a vez de um muçulmano do norte ocupar a Presidência. Como ele ainda está no primeiro mandato, o vice Goodluck Jonathan ¿ um cristão do sul ¿ já foi descartado pelo PDP como candidato em 2011 caso Yar¿Adua não possa concorrer de novo.

A imprensa nigeriana diz que a briga interna pelo poder rachou a primeira-família. Duas das filhas de Yar¿Adua, Zainab e Nafisat, são casadas com governadores estaduais, e estariam pressionando a mãe e o grupo que a cerca a apoiarem seus respectivos maridos para a vice-presidência. Segundo o jornal ¿National Daily¿, de Lagos, Zainab teria feito um escândalo numa reunião para tratar do tema com a mãe, assessores do pai e a irmã. O motivo seria a preferência do círculo íntimo do presidente e dos governadores que apoiam Yar¿Adua pelo marido da irmã mais nova, tido como mais experiente e com melhores credenciais, além de ser mais conhecido no país. Por ser mais velha, Zainab acreditaria ter a preferência na escolha. Pessoas presentes à reunião disseram ao jornal que as duas irmãs bateram boca e quase saíram no tapa.

Membros nortistas do PDP temem que, uma vez confirmado no cargo com plenos poderes, e conseguindo indicar seu vice, Jonathan tente virar a mesa para continuar no poder, rompendo o acordo interno no partido de alternância entre cristãos e muçulmanos na Presidência. Turai estaria manobrando justamente este temor ¿ e até o impasse entre seus dois genros ¿ para tornar mais forte sua própria candidatura à Vice-Presidência, de acordo com fontes citadas na imprensa nigeriana.