Título: CNI: emprego avança 2% no setor
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 05/03/2010, Economia, p. 32/33

Alta frente a dezembro foi a maior já registrada. Faturamento caiu 3,6%

BRASÍLIA. A atividade industrial começou 2010 aquecida, segundo dados divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores de horas trabalhadas e emprego cresceram em janeiro quando em relação a dezembro de 2009. De acordo com a entidade, isso revela que as empresas estão produzindo mais fortemente para atender à demanda do mercado. O emprego, que subiu 2% ante dezembro, teve o melhor resultado da série histórica da CNI de um mês frente ao anterior. Foi a quarta alta consecutiva do indicador. Já as horas trabalhadas avançaram 0,6% sobre dezembro, na quinta elevação consecutiva do indicador.

- A crise causou mais ou menos um ano e meio de atraso na trajetória de crescimento da indústria, mas a situação está num grau de normalidade. O setor já vem, desde o fim do ano passado, mostrando expansão disseminada que deve continuar nos próximos meses, em função sobretudo da demanda doméstica, motor dessa recuperação - disse o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

O faturamento da indústria e a massa salarial (soma dos rendimentos dos trabalhadores do setor) caíram em janeiro na comparação com dezembro. Segundo a CNI, o faturamento recuou 3,6%. Porém, essa queda representa uma acomodação, pois no fim de 2009 a atividade estava forte e a indústria teve alta de 5,2% no faturamento.

Já a massa salarial caiu 16% ante dezembro, mas isso se deve a questões sazonais. Historicamente, esse indicador recua em janeiro, após intenso crescimento em dezembro, devido ao 13º salário, bonificações e participações nos lucros.

O nível de utilização da capacidade instalada da indústria fechou janeiro estável, em 81,4%, contra 81,5% em dezembro. Com relação a janeiro de 2009, no auge da crise global, a utilização da capacidade subiu 3,6 pontos percentuais. No primeiro mês de 2009, estava em 77,8%.