Título: Preço do diesel vai cair 9%. Gasolina não muda
Autor: Foreque, Flávia; Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 09/06/2009, Economia, p. 17

Redução anunciada pela Petrobras entra em vigor nas refinarias hoje e deve chegar aos bolsos dos consumidores nos próximos três dias.

O óleo diesel vai ficar, em média, 9,6% mais barato nas bombas dos postos brasileiros. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o preço cairá 15% nas refinarias, porém a Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) será aumentada em R$ 0,04 e o diesel misturado a uma quantidade maior de biodiesel, o que encarecerá o combustível e não permitirá que toda a redução de preço chegue ao bolso do consumidor.

O preço da gasolina, por sua vez, ficará 5% menor nas refinarias, porém nenhuma parte dessa redução chegará ao preço final, já que toda a diminuição será compensada com o aumento da Cide. ¿Ele (o preço da gasolina) cai 5%. Nós colocaremos R$ 0,05 de Cide a mais, de modo que o preço final fica igual, não se move. O inverso do que aconteceu no ano passado: a gasolina subiu e nós diminuímos a Cide. Mas o litro do diesel será reduzido em 9,6% no preço das bombas¿, afirmou o ministro. De acordo com Mantega, a queda configura uma medida anticrise que possibilitará uma diminuição de custos para a agricultura. Além disso, o ministro destacou o impacto positivo da redução para estados e municípios, já que eles recebem uma parcela da Cide. ¿Eles poderão arrecadar um pouquinho mais¿, ponderou Mantega.

Em Brasília, a redução dos preços do diesel deve ocorrer dentro de 72 horas (período de troca de estoques), estima José Carlos Ulhoa Fonseca, presidente Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sinpetro-DF). Segundo ele, o percentual de queda é uma incógnita. ¿Não sabemos como as distribuidoras vão se comportar. E o sindicato não fala sobre os preços de varejo, pois depende de como cada um compra e da estratégia de cada um¿, observa. Fonseca elogiou o anúncio de redução dos preços. ¿Eu louvo a atitude do governo de baixar o preço do diesel, que é componente fundamental do frete¿, ressalta. Ele explica que, ao anunciar uma medida como essa, além do ganho no preço do combustível em si, pode haver redução do custo de diversos produtos que são transportados por meio de caminhões, que são abastecidos a diesel, a exemplo dos caminhões.

A Petrobras divulgou nota sobre a redução do preço dos combustíveis, porém informou que o corte no preço da gasolina é de 4,5% e não de 5%, como informou Mantega. Na prática, para o consumidor não muda nada, pois em ambos os casos a redução será compensada pelo aumento da Cide. A estatal informou que os reajustes foram definidos ¿levando em consideração os preços dos derivados vigentes no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo e estão em linha com as premissas definidas pelo Plano Estratégico da Petrobras¿.