Título: Voos da FAB trazem de volta 108 brasileiros
Autor:
Fonte: O Globo, 05/03/2010, O Mundo, p. 38

Aeronaves levam ajuda médica e equipamento ao Chile

BRASÍLIA. A Força Aérea Brasileira (FAB) retirou ontem mais 108 brasileiros que estavam no Chile desde o terremoto de sábado passado e não tinham condições de retornar ao Brasil em voos comerciais. Os brasileiros resgatados desembarcaram no Rio de Janeiro, na Base Aérea do Galeão, pela manhã.

No primeiro voo, a FAB transportou 76 passageiros. No segundo, chegaram mais 32. Segundo a FAB, os brasileiros estavam enfrentando muitas dificuldades no Chile. Muitos não tinham lugar seguro para dormir ou mesmo para fazer as refeições diárias.

Aviões brasileiros vão ajudar em missões de resgate

Numa nota distribuída pela Aeronáutica, o pastor José Vailton Bispo dos Santos, um dos passageiros que desembarcaram no Galeão, disse que, para ele e a família, não haveria outra maneira de retornar ao Brasil não fosse com a ajuda da Força Aérea.

O aeroporto de Santiago também foi afetado pelo terremoto de sábado passado. Antes do resgate dos brasileiros, o avião Hércules C-130, usado na missão, levou para o Chile na quarta-feira um hospital de campanha. Foram dez toneladas em equipamentos.

Estava prevista para ontem ainda a decolagem de mais duas aeronaves para ajudar as autoridades chilenas em operações de resgate, além de levar equipes médicas e medicamentos ao país. Segundo a FAB, em caso de necessidade, as aeronaves poderão trazer de volta mais brasileiros no retorno ao país.