Título: China e Índia confirmam apoio a Copenhague
Autor:
Fonte: O Globo, 10/03/2010, Ciência, p. 30

Acordo estabelece metas vagas e não tem valor jurídico

Dois dos maiores emissores mundiais de gases-estufa, China e Índiaconfirmaram ontem sua adesão ao Acordo de Copenhague, costurado no fimde uma conferência climática organizada pela ONU em dezembro. O apoiodos países asiáticos foi bem-vindo, mesmo sendo após o prazoestabelecido, de 31 de janeiro.

O acordo foi criticado por ambientalistas e dirigentes de diversasnações pelas determinações vagas e falta de valor jurídico. O textoestabelece o compromisso de limitar o aumento da temperatura a 2 grausCelsius - meta considerada difícil de ser cumprida. Não há detalhes deque medidas serão tomadas para respeitar este teto.

O documento apresenta uma série de objetivos voluntários parareduzir a liberação de CO2 para a atmosfera. Se forem integralmenteseguidos, reduzirão em menos de 20% as emissões. De acordo com o PainelIntergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, estepercentual deveria ser de, no mínimo, 25%.

Mais de 50 países já confirmaram adesão ao acordo - o grupo éresponsável por cerca de 80% das emissões de gases-estufa. Adotando1990 como o ano-base, a União Europeia quer reduzir suas emissões em20%. Os EUA, em apenas 3%.

As negociações climáticas serão retomadas em uma conferência em novembro, na Cidade do México.