Título: Sismo fez Concepción de deslocar
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 10/03/2010, Ciência, p. 30
Terremoto alterou em três metros a localização da cidade chilena
VISTA DO litoral de Concepción: proximidade do epicentro do sismo fez cidade ter grande deslocamento
O terremoto de duas semanas atrás não apagou Concepción do mapa, mas deslocou esta e outras cidades chilenas. O município, segundo maior do país, está 3,04 metros mais para o oeste. A capital Santiago também se deslocou, embora sua mudança tenha sido mais discreta: apenas 27,7 centímetros. As novas posições foram detectadas por pesquisadores de instituições americanas, que compararam medidas de satélites GPS realizadas antes e após o abalo sísmico de 8,8 graus de magnitude ¿ o sexto maior já registrado pela Humanidade.
Grandes sismos podem empurrar ou rearranjar as placas que formam os continentes. Com isso, podem fazer com que a crosta sob uma determinada área se movimente. Essa movimentação é quase sempre imperceptível para quem está no solo, mas é detectável por satélites. Para o sismólogo João Willy Rosa, da Universidade de Brasília, a grande potência do sismo justifica o movimento das cidades mais próximas do epicentro do terremoto.
Normalmente, o constante contato entre placas tectônicas provoca mudanças de, no máximo, 20 centímetros por ano. No encontro das placas sul-americana e de Nazca, onde ocorreu o sismo, o movimento era de oito a dez centímetros anuais.
Na semana passada, a Nasa informou que o sismo pode ter alterado o eixo do planeta em até oito centímetros. Com isso, os dias passariam a ter 1,26 microssegundo a menos. A unidade usada no cálculo equivale à milionésima parte de um segundo.
COLABOROU Luisa Guedes