Título: Senador republicano, detido, confessa ser gay
Autor:
Fonte: O Globo, 10/03/2010, O Mundo, p. 29
Conservador votava contra homossexuais. Parceiros do mesmo sexo já podem se casar em Washington
ROY ASHBURN no Senado: ¿Devo às pessoas uma explicação¿
WASHINGTON. Roy Ashburn, um senador americano conservador que durante toda a sua carreira se opôs ferozmente à causa dos homossexuais, admitiu esta semana ser ele próprio gay. A revelação do republicano, senador pela Califórnia, a uma rádio local, pôs fim a dias de especulações deflagradas depois que Ashburn foi preso dirigindo bêbado, na semana passada.
¿ Eu sou gay... essas são as palavras que têm sido tão difíceis para mim há tanto tempo ¿ revelou a um programa de linha conservadora da apresentadora Inga Barks, da rádio Kern.
Capital americana vive boom de casamentos gays
Divorciado e pai de quatro filhos, Ashburn disse que havia tentado manter sua vida pessoal separada da profissional até 3 de março, quando foi parado pela polícia por dirigir de forma errática em Washington, e detido depois que o bafômetro acusou um nível de álcool duas vezes acima do permitido. No dia seguinte, começaram a sair boatos de que ele havia saído naquela noite da Faces, uma boate gay da capital, com um homem não identificado no banco do carona de seu carro oficial.
¿ Quando eu passei do limite e quebrei a lei, pondo pessoas em risco, é diferente, e eu devo às pessoas uma explicação ¿ disse. ¿ A melhor maneira de lidar com isso é ser honesto e dizer para meus eleitores e para todos que tenham interesse que sou gay. Mas não acho que algo tenha afetado, ou vá afetar, o meu trabalho.
Durante 14 anos, Ashburn votou contra uma série de medidas em favor dos gays, como leis antidiscriminatórias ou pelo reconhecimento de casamentos entre homossexuais realizados em outros estados.
Nesta semana, o senador explicou que seus votos refletiram a forma como seus eleitores queriam que ele votasse, e não necessariamente suas crenças pessoais. Ele assegurou que continuará votando de acordo com o que julga ser a opinião majoritária de seus seguidores.
¿ Sentia que meu dever, e ainda acho isso, é representar meus eleitores, não meu próprio ponto de vista, meu próprio conflito interno.
O escândalo veio à tona ao mesmo tempo em que Washington começava a realizar seus primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde que a lei mudou, na semana passada. Ontem, 15 casais buscaram registros para se casar na primeira hora de operação do escritório de matrimônios da cidade.
¿ Hoje o amor que vocês reconheceram ter é reconhecido pelo Distrito de Colúmbia ¿ sentenciou o reverendo Dwayne Johnson, ao declarar Darlene Garner e Candy Holmes casadas numa cerimônia religiosa com muita champanhe e flores amarelas, realizada ontem logo após o registro civil.
Cerca de 150 casais já podiam buscar seus registros ontem. Os documentos começaram a ser liberados na quarta-feira passada e levam três dias para ficar prontos.
oglobo.com.br/mundo