Título: Na lista, até tripas de suíno e óleo de nabo
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 10/03/2010, Economia, p. 23

BRASÍLIA. A lista de 102 itens que poderão ter as tarifas deimportação elevadas para os EUA abrange não só produtos de peso e altovalor agregado, como automóveis e eletroeletrônicos, ou que estãopresentes na mesa do brasileiro, como trigo. O leque de itens poucoconhecidos do consumidor é amplo e, no mínimo, curioso.

Chama a atenção a inclusão de "polpas, bagaços e outrosdesperdícios de cana", que terão o imposto aumentado de 6% para 26%."Tripas de suínos, frescas e defumadas", cuja alíquota subirá de 8%para 28%, compõem outro item. Os brasileiros estão entre os maioresprodutores mundiais de suínos.

Ameixas e abrunhos (frutos semelhantes a uma pequena ameixaazulada, usado na fabricação de geleias), avelãs, sebo bovino, óleos denabo silvestre, batatas temperadas ou conservadas, goma de mascar semaçúcar e até decalques também estão presentes na relação.

A inusitada lista de produtos, que são inexpressivos na pauta deimportações dos EUA, reforça o argumento do governo de que uma possívelretaliação não trará impacto ao consumidor brasileiro. (ElianeOliveira)