Título: Fumantes: 91% preferiam não ter começado a fumar
Autor: Benevides, Carolina
Fonte: O Globo, 10/03/2010, O País, p. 12
Pesquisa mostra que 51% pretendem parar
Mais de 91% dos fumantes brasileiros gostariam de não ter começadoa fumar, e 51% planejam largar o cigarro em até seis meses. Os dadossão da pesquisa ITC Brasil (International Tobacco Control), que foirealizada em 20 países. No Brasil, foram ouvidos 1.826 pessoas no Rio,em São Paulo e em Porto Alegre.
- As pessoas começam a fumar porque a indústria consegue vincular ocigarro a ideia de sucesso, prazer e realização. Só depois, elasdescobrem que o fumo está ligado ao sofrimento e à morte - diz LuizAntônio Santini, diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca),lembrando que muitos planejam parar de fumar em até seis meses porquesabem que são dependentes. - Está claro para elas que não basta desejarparar. Fica claro que é preciso ampliar o tratamento para dependentes.
A pesquisa mostrou ainda que 91% dos fumantes estão preocupados coma saúde e que 47% dizem que as advertências nos maços os fazem pensar"muito" sobre os riscos que correm.
- Muitos querem parar porque não se sentem bem fumando. Asadvertências servem para desestimular e tem dado resultado. Por isso, oMinistério da Saúde faz um estudo para colocar as imagens nas duasfaces do maço - disse Santini.
Segundo ele, os dados que mostram que os fumantes continuamacendendo seus cigarros em lugares fechados (76%, 83% e 79%,respectivamente no Rio, em São Paulo e em Porto Alegre) provam que énecessário uma lei federal que proíba o fumo nesses ambientes.
- Isso vai acabar com as controvérsias e com as brechas que elas abrem. As pessoas vão respeitar mais a lei.