Título: Tucano não sai do cargo antes do dia 30
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 10/03/2010, O País, p. 8
Sérgio Guerra tem a missão de acalmar aliados, e já prepara campanha
BRASÍLIA. O governador de São Paulo, José Serra, avisou aopresidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), na noite deanteontem, que não deixará mesmo o cargo antes do dia 30 deste mês, masautorizou a cúpula tucana a dar início à organização de sua campanha,que terá no seu comando, além de Guerra, os senadores tucanos ÁlvaroDias (PR) e Cícero Lucena (PB). Numa reunião que se estendeu para amadrugada de ontem com Guerra, o governador justificou que aproveitaráas próximas três semanas para participar de uma série de inauguraçõesde seu governo.
O governador Serra disse que vai cumprir seumandato até o último dia. Se vai ser dia 1oou dia 2 (de abril), eu nãosei. Mas antes do dia 30 (de março), ele não sai confirmou Guerra,para desespero dos aliados do governador paulista, que, ontem, noCongresso, já não disfarçavam mais a preocupação.
Sérgio Guerra voltou de São Paulo para Brasília com a missão de acalmar tucanos e aliados.
Passoua manhã de ontem em contatos telefônicos com governadores, prefeitos,candidatos e líderes do PSDB nos estados para reafirmar a candidaturade Serra, e divulgar as iniciativas para estruturar a campanha. Fez omesmo com candidatos e líderes do DEM.
Ainda ontem, Guerrareuniu a bancada tucana no Senado para discutir com técnicos o programade campanha da oposição na internet. O PSDB vai organizar uma agenda depré-campanha para Serra, para o período entre abril e final de junho,quando acontece a convenção.
Para o presidente do PSDB, adiscussão sobre candidatura de Serra está superada: Essa questão deSerra ser ou não candidato não é mais relevante. O foco agora éorganizar a campanha. Serra tem uma agenda de inaugurações de grandesobras de seu governo e não teria sentido não comparecer disse. Ecompletou: O governador há muito tempo comunica a todos que não vaicuidar da campanha antes de se afastar do governo. Algumas pessoasconcordam com isso, outras não, mas o fato é que estamos há 15 diasnesse desenlace.
A opinião do governador vai prevalecer.
Sobrea escolha do vice, Guerra disse que a ideia é adiar essa discussão, jáque o prazo final para a montagem da chapa é final de junho.