Título: Serra viaja para anunciar ponte ainda no papel
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 10/03/2010, O País, p. 8

Esta foi a 4° vez que o tucano foi à Baixada Santista em três semanas. Obra levará mais de dois anos para ficar pronta

SANTOS. Mesmo sem anunciar oficialmente sua candidatura àPresidência da República, o governador tucano José Serra teve ontemmais um dia de candidato.

Ele foi a Santos, no litoral paulista,anunciar o projeto de construção de uma ponte que ainda está no papel.A obra ligando Santos ao Guarujá não foi licitada e levará dois anos emeio para ser concluída após a assinatura do contrato.

Precisamos de um mês para detalhar o projeto e, a partir daí, seráfeita a licitação. A obra será concluída em dois anos e meio após aassinatura do contrato disse Serra.

O governador chegou às13h30m em Santos, uma hora depois do previsto. Ele atravessou duasvezes a balsa que liga as duas cidades. Debaixo de sol forte, conversoucom populares e posou para fotos. Apesar de se mostrar cada vez maiscandidato, Serra não quis falar sobre política.

Ao serperguntado sobre a preparação do PSDB para um encontro nacional no qualfaria o anúncio oficial de sua candidatura, uma espécie depré-convenção, em 22 de março, o governador foi enfático.

Li hoje (ontem) no jornal.

Às vezes eu fico sabendo pelos jornais o que penso, o que vou fazer e o que os outros pensam.

Isso só me desperta curiosidade, nada mais afirmou.

EmSão Paulo, Serra pretende inaugurar ainda este mês o trecho Sul doRodoanel Mário Covas e duas estações da linha 4 do Metrô, nas avenidasPaulista e Faria Lima.

Ontem, foi a quarta vez que o governador viajou à Baixada Santista nas últimas três semanas.

NoCarnaval, Serra foi a Praia Grande e entrou no mar de calça jeans etênis durante o lançamento de um projeto que facilita a entrada deportadores de deficiência física no mar. Na semana seguinte, visitouBertioga, também em Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém para anunciar aampliação da rede de esgoto na região do litoral Sul. Ele tambéminaugurou um conjunto habitacional onde famílias que moram em áreas derisco em Cubatão, na Serra do Mar, foram transferidas.

O projeto anunciado ontem é antigo e prevê, inicialmente, a construção de um túnel sob o mar e uma ponte.

Aobra custará R$ 700 milhões e será financiada pelo governo paulista. Aponte terá 4,6 kms, sendo 1 km de ponte estaiada. Atualmente, atravessia Santos-Guarujá é feita por balsa. São cerca de 24 milveículos transportados todos os dias, além de 1 milhão de pessoas quemoram em Santos, São Vicente e Guarujá. Em feriados, a balsa chega areceber mais de 30 mil veículos por dia. A travessia é rápida, mas afila de espera é demorada.

Há previsão de desapropriações que farão o governo pagar cerca de R$ 15 milhões em indenizações aos moradores do Guarujá.