Título: Governo contrata pesquisa para campanha
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 10/03/2010, O País, p. 4

Secretaria diz querer avaliar participação de mulheres na política Chico de Gois

BRASÍLIA. No período em que a chefe da Casa Civil e pré-candidata doPT à Presidência, Dilma Rousseff, estiver em campanha, a SecretariaEspecial de Políticas para as Mulheres vai contratar, por até R$ 1milhão, um instituto de pesquisa, vinculado a universidades públicas,que fará um levantamento sobre a participação das mulheres na política.

Oedital para a contratação está aberto até 9 de abril. Não poderãoparticipar da licitação empresas tradicionais de pesquisa, como Ibope,Datafolha e Vox Populi.

A subsecretária de ArticulaçãoInstitucional da Secretaria da Mulher, Sonia Malheiros Miguel, disseque o levantamento não terá caráter eleitoral, mas acadêmico. A ideia,afirma, é fazer uma apuração para tentar responder basicamente a umapergunta: por que as mulheres são sub-representadas no Legislativo eExecutivo, apesar de representarem mais da metade da população e doseleitores brasileiros? O resultado da pesquisa pode ajudar asecretaria a pensar políticas públicas para o gênero, uma vez que hásub-representação em todos os espaços de poder e decisão disse.

Apesquisa deverá ter início em junho e se estender durante o período dacampanha eleitoral, que vai até o fim de outubro, em caso de segundoturno. O resultado só será divulgado em dezembro, durante um seminário.

Não haverá resultados parciais, justamente para evitar que se diga que estamos beneficiando candidato A, B ou C.

Vamos trabalhar no resultado das eleições e acompanhar a mídia sobre a divulgação da igualdade de gênero afirmou.

Elaexplicou que as perguntas, o universo e a forma de fazer a pesquisaserão definidas pelo consórcio ganhador. Sonia defende que haja uniãoentre mais de um instituto de pesquisa das universidades.

A secretaria não vai interferir no trabalho nem acompanhar o levantamento. Só vamos repassar os recursos.