Título: Brasil está preparado para ter uma mulher presidente, diz Dilma
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 10/03/2010, O País, p. 4
Pré-candidata discursa no Congresso e afirma que vai inaugurar mais obras
DILMA E Marina Silva se cumprimentam durante sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
BRASÍLIA. Com o aval dos presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia da Mulher se transformou ontem em mais um ato de apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) à sucessão presidencial. Nesse clima, Dilma discursou por 40 minutos e destacou que o Brasil está preparado para ter uma mulher na Presidência.
Antes, em entrevista, disse que pretende continuar participando das inaugurações de obras federais e estaduais, por considerar que isso não caracteriza uso da máquina pública em favor de sua candidatura.
¿ Não acho que estou usando ... (a máquina administrativa). Aliás, acho que é importantíssimo (inaugurar obras). Ainda mais depois de tanto trabalho. Não é fácil tirar o país de uma situação de não investimento, que não tinha projeto nem obra. Quando se faz e você vê a obra lá, pronta ou num estágio avançado, é uma imensa satisfação. Vale a pena todo incômodo que a gente tem. Estou muito feliz de estar participando disso ¿ admitiu a ministra, que se encontrou no plenário com a senadora Marina Silva (PV-AC), também pré-candidata à Presidência, com quem se abraçou.
Dilma confirma que vai receber salário do PT
Incentivada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que externou sua expectativa de ver pela primeira vez uma mulher eleita presidente da República, Dilma não se fez de rogada:
¿ Sempre me perguntam se a mulher está preparada para ser presidente do Brasil. Digo a vocês: o Brasil está preparado para ter uma mulher presidente. E as mulheres estão preparadas!
A vice-presidente do PSDB, senadora Marisa Serrano (MS), reagiu em discurso, defendendo que a escolha do próximo presidente seja feita com base em propostas e experiências. Dilma já havia deixado o Senado.
¿ É preciso votar em alguém que seja líder e que, independentemente do sexo, tenha experiência para realizar ações efetivas em prol do povo brasileiro ¿ disse a tucana.
Dilma demonstrou simpatia e respondeu a perguntas sobre temas polêmicos. Defendeu o tesoureiro do PT, João Vaccari Netto, alvo de denúncias do Ministério Público, que o vinculam a desvio de recursos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop).
¿ Vaccari tem o direito de defesa. Temos tido clareza em defender o direito das pessoas se defenderem antes de serem condenadas, acusadas e, de fato, afastadas.
Dilma confirmou que receberá um salário do PT, após se deixar o ministério, em abril:
¿ Vou ter de viver. Como não posso viver de brisa e não sou rica, eu vou ter salário ¿ afirmou.
oglobo.com.br/pais