Título: Mulheres na disputa pelo poder
Autor:
Fonte: O Globo, 08/03/2010, O Mundo, p. 32
Candidatas e eleitoras, elas se destacaram
ELEITORA mostra o dedo sujo de tinta depois de votar
PROPAGANDA eleitoral de Fairuz Hatem: ousadia
Com os cabelos bem escovados, lábios cobertos por uma camada brilhante de batom e um olhar de esperança, a candidata Fairuz Hatem foi tema recorrente das rodas de conversa em Bagdá. Sem véu, seu estilo ocidental chama a atenção em outdoors espalhados por Bagdá, sobretudo pelo partido que representa: a Aliança Nacional Iraquiana, uma coligação xiita, alinhada ideologicamente ao Irã. Fairuz é uma das duas mil candidatas a uma das 82 vagas destinadas às mulheres no Parlamento iraquiano.
¿ A mentalidade iraquiana mudou. Minha foto mostra que os tempos mudaram ¿ disse a candidata ao jornal paquistanês ¿Dawn¿.
Diferentemente de 2003, quando mulheres foram eleitas somente para preencher vagas ociosas nos partidos, desta vez, elas vieram de todas as classes sociais no Iraque, defendendo educação e emprego ¿ dois dos maiores desafios das mulheres iraquianas, muitas das quais sustentam sozinhas suas famílias.
Quem não se candidatou, fez questão de ir às urnas. Em Amariyat al-Fallujah, área rural próximo a Fallujah, mulheres cobertas dos pés à cabeça eram maioria nas filas. A escolha era feita por motivos diversos, mas todas eram unânimes sobre a importância de votar nestas eleições.