Título: Inauguração em refinaria que já funciona
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 12/03/2010, O País, p. 3

Lula e Dilma estarão hoje em obra investigada pelo TCU

CURITIBA. O presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência,ministra Dilma Rousseff, participam hoje da inauguração da nova unidadede propeno da Refinaria Getulio Vargas (Repar), da Petrobras, emAraucária, no Paraná. A planta industrial, no entanto, já está emfuncionamento desde 18 de outubro de 2009 e já produziu 60 miltoneladas no acumulado de outubro até o momento.

O primeiro carregamento de 12 mil toneladas de propeno foi feito emdezembro do ano passado para as refinarias de Capuava (SP) e Duque deCaxias (RJ). O propeno é obtido a partir do gás de cozinha e éutilizado na produção do polipropileno, matéria-prima requerida pelaindústria petroquímica para fabricação de resinas aplicadas naindústria automotiva.

Lula já esteve na refinaria em junho de 2006, ao lado dos ministrosGuilherme Cassel (Reforma Agrária) e Sérgio Resende (Ciência eTecnologia), para dar início à produção do H-BIO, um novo óleo dieselresultado da mistura de óleos vegetais com derivados de petróleo.

A participação de Dilma na inauguração irritou a oposição. Osenador Álvaro Dias (PSDB-PR) acusou ontem o presidente Lula de estarpromovendo campanha ilegal nas visitas que fará hoje. O senador lembrouque, no município de Araucária, a Petrobras está executando obras queforam consideradas superfaturadas pelo Tribunal de Contas da União(TCU), o que levou o Congresso Nacional a proibir o repasse de recursosfederais, quando aprovou o Orçamento Geral da União de 2010.

- Lá estará o presidente, festejando o superfaturamento naconsagração da imoralidade administrativa. Um péssimo exemplo -criticou o tucano.

O gerente geral da Repar, João Adolfo Oderich, minimizou a suspeita de superfaturamento na obra.

- A presença de auditores na Repar é constante, e somos auditadossempre, não só pelo TCU, mas pela CGU e outros órgãos ?- disse JoãoAdolfo Oderich.

O gerente de Implementação de Empreendimentos da Repar, José PauloAssis, afirmou que a unidade não foi inaugurada antes porque havia anecessidade de alcançar as especificações técnicas.

Depois da inauguração, Lula vai a Londrina, onde assina contratos do Minha Casa, Minha Vida.