Título: PMDB tenta manter espaço no governo
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 12/03/2010, O País, p. 4

Lula vai se reunir com lideranças para resolver problemas nos estados

BRASÍLIA. Com o prazo de desincompatibilização de seus ministroscandidatos se aproximando, a cúpula do PMDB entrou em campo paragarantir que o partido não vai perder espaço na Esplanada dosMinistérios. Esse foi um dos assuntos tratados ontem pelos presidentesda Câmara, Michel Temer (PMDB-AP); do Senado, José Sarney (PMDB-AP); eo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), em audiência com opresidente Lula. No encontro ficou acertado que Lula reunirá asdireções do PT e PMDB, semana que vem, para resolver as pendências depalanques entre os dois partidos nos estados.

Os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Geddel Vieira Lima(Integração Nacional) já sinalizaram que apoiam a solução defendidapelo Planalto, pela qual seriam substituídos por seussecretários-executivos. Lobão seria substituído por Márcio Zimermann, eGeddel por João Reis Santana Filho.

Já o ministro das Comunicações, Hélio Costa, resiste em ceder àvaga para seu secretário-executivo, Fernando Rodrigues Lopes deOliveira. Costa tem o apoio do partido para indicar seu chefe degabinete José Artur Filardi Leite ou Antonio Domingos Teixeira Bedran,conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).