Título: Oposição aponta fantasia do governo
Autor: Beck, Martha; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 12/03/2010, Economia, p. 29

PSDB e DEM criticam gastos e carga tributária. Governistas temem inflação

BRASÍLIA e SANTOS (SP). A oposição aproveitou o resultado negativodo Produto Interno Bruto (PIB) para criticar o presidente Luiz InácioLula da Silva. Para parlamentares, a retração mostra a distância entre"a fantasia que prega o governo Lula" e a realidade. PSDB e DEM apontama queda de investimentos, a alta carga tributária e a explosão dosgastos públicos como causas do resultado negativo.

Na base aliada, porém, parlamentares reforçaram o discurso de que,mais importante que o resultado negativo do PIB em 2009, foi a maneiracomo Lula enfrentou a crise financeira global, com a retomada forte daatividade econômica no fim do ano passado e, principalmente, em 2010.Mas, mesmo entre governistas, esperava-se retração de até 0,1%, ealguns se preocupam com a inflação dos primeiros meses deste ano.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP),disse que o Brasil continua tendo um dos melhores desempenhos entre ospaíses do G-20 (que reúne as principais economias ricas e emergentes) erebateu as críticas da oposição de que o país ficou atrás de China eÍndia, que registraram crescimento forte mesmo na crise. Ele tem ditoque o presidente Lula saiu fortalecido da crise, nacional einternacionalmente, e que isso se reflete nas pesquisas de intenção devoto:

- Quando o Brasil teve PIB maior que China e Índia? Se forem falarde PIB na campanha, só se for a favor (do governo). Houve um sinal derecuperação (no fim do ano). A expectativa é que para 2010 vamoscrescer 5,5%.

Serra mostra indiferença e diz que não viu os números

Já para o PSDB Lula subestimou a crise, e o desempenho do país deveser creditado aos fundamentos macroeconômicos "resultantes de reformase programas, como o Proer, executados ainda durante o governo FernandoHenrique Cardoso".

- A dubiedade do discurso do governo do PT é o maior obstáculo aocrescimento. O Brasil está perdendo a capacidade de investimento emfunção, principalmente, dos gastos com custeio - disse o deputadotucano Luiz Paulo Velloso Lucas (ES).

- Mais uma vez, a fantasia do governo (de um PIB positivo) não serealizou - afirmou o líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida(BA).

Para o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), o PIBnegativo é resultante mais de problemas da economia interna do que dacrise global. Ele citou a explosão do gasto público, a infraestruturadeficiente e a carga tributária elevada.

Em Santos, o governador de São Paulo, José Serra, mostrouindiferença. Primeiro disse que não tinha visto os números do PIB. Umjornalista insistiu, ressaltando que a recuperação no último trimestrenão evitou a retração no ano.

- Bom. Mas isso é mais ou menos o que tinha acontecido - disse Serra.

COLABOROU Flávio Freire, enviado especial