Título: Lula é 21º em ranking de presidentes
Autor: Beck, Martha; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 12/03/2010, Economia, p. 29

Crescimento do PIB fica abaixo da média histórica, mas acima da era FH

A queda de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens eserviços no país) em 2009 jogou para baixo a média de crescimento daeconomia no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundoestudo do economista Reinaldo Gonçalves, professor da UFRJ, nos últimossete anos o país registrou expansão média de 3,55% ao ano. O valor ficaabaixo da média de crescimento da economia do período republicano, de4,55%, e coloca o atual governo na 21ª posição em ranking de 29presidentes.

Entretanto, o resultado é melhor que obtido pelo governo deFernando Henrique Cardoso, que registrou crescimento médio de 2,29% emseus oito anos, que o coloca como 26º presidente no ranking docrescimento. Na comparação dos sete primeiros anos de mandato, ogoverno de Fernando Henrique é ligeiramente pior: média de 2,25%. Masnem mesmo essa situação pode ser comemorada, segundo o autor do estudo.

Em sua opinião, os dois governos apresentam resultados medíocres,tanto quando se compara com a média histórica do país como nacomparação com o resto do mundo:

- O Brasil vem sistematicamente perdendo participação na economia mundial.

Nos últimos 20 anos, a economia brasileira cresceu menos que amundial em 12 ocasiões. Nas oito vitórias, a diferença foi pequena,insuficiente para fazer frente ao déficit acumulado, e está concentradano período recente: desde 2006, o Brasil apresenta resultado melhor quea média mundial.

- Muito se discute se há incompetência dos governos, políticasequivocadas ou modelo errado. Para mim, infelizmente, é um caso depolitraumatismo: além de erros de política e de gestão, o modeloadotado não é o ideal, por ter investimentos reduzidos e baixíssimataxa de inovação e criação de ciência, nos colocando, cada vez mais,como exportadores de commodities - disse.

Na lista elaborada pelo professor, a liderança cabe ao governo deGarrastazu Médici, que apresentou taxa de crescimento médio anual de11,9%, seguido de Deodoro da Fonseca, com alta de 10,14%. JuscelinoKubitschek está em quinto, com crescimento médio de 8,08%. Na lanterna,Floriano Peixoto (recessão anual média de 7,47%) e Fernando Collor(queda anual de 1,31%).