Título: Dissidente cubano piora e é internado na UTI
Autor: Lages, Christine
Fonte: O Globo, 12/03/2010, O Mundo, p. 34

Guillermo Fariñas é levado às pressas para hospital após desmaio; segundo amigos, ele está em estado grave

Há sete anos, dezenas de opositores eram arrancados de suas casas epresos pelo regime repressor de Cuba, no que ficou conhecido como aPrimavera Negra. Ontem, o jornalista e psicólogo Guillermo Fariñas, umada vozes mais ativas da oposição cubana, foi levado às pressas para ohospital Arnaldo Milián Castro, em Santa Clara. O dissidente, queiniciou uma greve de fome no dia 24 de fevereiro para protestar contraa morte do também dissidente Orlando Zapata, está em estado grave. Ocorpo de Fariñas dá a cada dia mais sinais de que sua luta pode estarpróxima do fim.

Amiga de Fariñas, a conhecida blogueira cubana Yoani Sánchez disseao GLOBO que os médicos consideram o estado de saúde do dissidentegravíssimo. Segundo ela, Fariñas está internado na Unidade de TerapiaIntensiva, acompanhado da mãe.

- Os médicos não deram mais detalhes e eu não posso vê-lo. Sua mãeestá na UTI com ele e o estado de saúde é muito delicado - disse ablogueira, por telefone.

Yoani seguiu de carro em direção a Santa Clara para visitar oamigo. Hora antes, postara no Twitter que o encontraria à tarde, mas oestado de saúde do dissidente impossibilitou a reunião dos doisopositores.

Esta já é a 23ª greve de fome do jornalista e psicólogo. Segundo aporta-voz do dissidente, Licet Zamora Carrandi, Fariñas foi levado,inconsciente, para o hospital. Pouco antes de desmaiar, ele recebeu avisita de diversos amigos dissidentes, entre eles Pablo HongariaGonzales Barroso, Oman Suarez, e Alexis Ons Perez. Eles tentavamconvencê-lo a interromper a greve de fome.

No hospital, amigos como Reinaldo Escobar, marido de Yoani, EugenioLeal, e o dissidente Dagoberto Valdes chegaram à tarde para visitá-lo.Porta-voz da Comissão de Direitos Humanos e Reconciliação, ElizardoSanchez ficou em contato com a mãe de Fariñas durante a tarde.

- Ele foi internado por volta das 14h. Às 15h, recuperou aconsciência. Seu estado é muito crítico, mas sua mãe e sua esposa oconvenceram a aceitar a alimentação intravenosa. Se ele não tomasse,morria em horas.

Lula recebeu carta mas ainda não leu

O site que reúne diversos blogs da oposição, o "Voces Cubanas",publicou ontem um manifesto em nome dos 75 presos políticos de Cuba. Aideia dos organizadores da página é lembrar os sete anos das prisões."Apoiamos o protesto "O Tempo de Mudança é Agora", convocado por nossosirmãos encarcerados na prisão Combinado del Este, para lembrar aPrimavera Negra entre os dias 12 e 31 de março. Pedimos a todos ocompatriotas, estejam onde estiverem, que participem desta jornada comsuas iniciativas", disse o comunicado do grupo.

No texto publicado na internet, os opositores dizem que estãoprofundamente comovidos com o sacrifício de Fariñas para manter a grevede fome em nome da libertação dos presos. O grupo alerta outroscubanos, residentes da ilha ou não, assim como a opinião públicainternacional "sobre a necessidade de mobilização para evitar outraspossíveis mortes." Os opositores afirmam que "existem casosextremamente preocupantes, que poderiam ter um desfecho fatal a curtoprazo, como o de Ariel Sigler Amaya, que não melhora apesar de estarinternado há meses no hospital."

O gabinete do presidente Lula confirmou que recebeu anteontem acarta de dissidentes que lhe pediam ajuda. No entanto, Lula ainda nãoleu o documento, segundo o porta-voz Marcelo Baumbach. Cópia da cartafoi protocolada na sede provisória da presidência pelo deputado RaulJungman (PPS-PE). Lula, quando esteve em Cuba, no final de fevereiro,disse que não havia recebido o documento e, por isso, se negou ainterceder pelos prisioneiros de consciência cubanos. O presidente, naépoca, chegou a dizer que as pessoas "precisavam parar com a mania" dedizer que lhe haviam entregues cartas, mas que não entregavam deverdade.