Título: Lula critica políticas econômicas irresponsáveis
Autor: Carvalho, Ana Paula; Oliveira, Germano
Fonte: O Globo, 13/03/2010, O País, p. 14

Em discurso em Londrina, presidente diz que, durante 25 anos, economia do país não cresceu

JOSÉ SERGIO Gabrielli, Dilma e Lula durante inauguração da Petrobras em Araucária: presidente volta a negar que esteja fazendo pré-campanha

Ana Paula Carvalho*, Germano Oliveira e Flávio Freire**

CURITIBA, SÃO PAULO e LONDRINA. Sem citar nomes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem a conduta ética dos políticos brasileiros. Ao comentar a necessidade de criar políticas públicas que deem oportunidades aos jovens, tirando-os das estatísticas de criminalidade do país, Lula foi enfático:

¿ Passamos 25 anos sem a economia crescer. Tem muito jovem que a gente vê hoje na televisão sendo preso como bandido, e isso é resultado de políticas econômicas irresponsáveis que não permitiram que este país crescesse. E, enquanto os governantes que fizeram essa política estão soltos, a meninada inocente, que é vítima, está presa e condenada porque não teve oportunidade ¿ disse ele, na inauguração de um call center da Dedic, da Portugal Telecom.

Lula ainda voltou a criticar os meios de comunicação do país, ¿que só noticiam desgraça¿.

Ao lado de Lula, Dilma levou a plateia ao riso ao falar das mulheres:

¿ Hoje no Brasil 52% são de mulheres. O restante são nossos filhos ¿ brincou ela.

Ontem, o PT estreou nas emissoras de rádio de São Paulo a primeira propaganda política que tem o presidente como cabo eleitoral de Dilma. Depois que a ministra diz na propaganda do PT no rádio, em spots de 30 segundos, que São Paulo tem tudo para ser a terra do avanço tecnológico e do desenvolvimento humano, Lula a elogia, dizendo que ela é uma ¿mineira que tem a cara de São Paulo¿.

¿ Sabe por que Dilma diz isso? Porque essa mineira tem a cara e a alma de São Paulo, tem a cabeça moderna, gosta de trabalhar duro e fazer as coisas bem feitas ¿ diz Lula.

Em entrevista à rádio Banda B, em Curitiba, Lula comparou Dilma a uma mãe. Sem citá-la diretamente, referiu-se à competência da mulher para administrar:

¿ As mulheres estão ocupando um espaço que deveriam estar ocupando e digo sempre que governar um estado não tem que inventar nada. É só olhar o exemplo que uma mãe faz dentro de casa, tratar as pessoas de forma justa e equânime.

Em discurso na inauguração de uma fábrica de propeno da Petrobras em Araucária, Lula aproveitou para rebater as críticas de que estaria no Paraná fazendo campanha para Dilma.

¿ O que engorda o porco é o olho do dono. Se o presidente e o governador não colocam o pé na rua para visitar as coisas que estão acontecendo no Brasil e quando ele pensa que aconteceu não aconteceu.

*Especial para O Globo; **Enviado Especial