Título: Câmara cria CPI da Tecnologia
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2009, Política, p. 7

Deputados aprovam comissão de inquérito para investigar contratos entre UnB e Fundação de Estudos e Pesquisas em Administração e Desenvolvimento (Fepad). Entidade prestou serviço à secretaria do GDF

A Câmara Legislativa criou ontem Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades nos contratos entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Estudos e Pesquisas em Administração e Desenvolvimento (Fepad). A entidade privada que presta serviços de apoio à UnB foi subcontratada para fazer treinamentos na área de informática à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal.

De acordo com o requerimento, apresentado pelo deputado distrital Cabo Patrício (PT), uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou prejuízos aos cofres públicos e uma série de irregularidades, como falta de capacidade técnica, serviços pagos e não executados e ações realizadas sem previsão no contrato. Com oito assinaturas, o requerimento foi lido ontem em plenário por Patrício, vice-presidente da Câmara, que presidia a sessão. O texto deverá ser publicado na edição desta quarta-feira no Diário da Câmara e na próxima semana os partidos poderão indicar os cinco integrantes da CPI.

Para que pudesse ser criada, a CPI teve o apoio dos quatro deputados distritais do PT (Chico Leite, Cabo Patrício, Paulo Tadeu e Érika Kokay), de José Antônio Reguffe (PDT), além de três parlamentares considerados da base governista, Rogério Ulysses (PSB), Brunelli (DEM) e Batista das Cooperativas (PRP). ¿Apenas com as primeiras averiguações feitas pela CGU já foi possível verificar que os cofres públicos do Distrito Federal tiveram um prejuízo de R$ 7,1 milhões, segundo estimativas¿, aponta o requerimento. Procurado pelo Correio, o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, não foi localizado.

A avaliação de Patrício é que com a publicação do requerimento não haverá como voltar atrás.

-------------------------------------------------------------------------------- Acordo do PT e PSB

Representantes do PT e do PSB fecharam o primeiro acordo para a candidatura do petista Agnelo Queiroz ao GDF. Em reunião ontem, cinco integrantes de cada executiva regional combinaram que as duas legendas vão trabalhar juntas na formação do arco de alianças para a campanha eleitoral de 2010. O PT vai indicar o cabeça de chapa, mas garantiu que está aberto a negociar as demais vagas na chapa majoritária ¿ as candidaturas de vice-governador e ao Senado. O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) não descarta concorrer ao mandato de senador. ¿O presidente Lula sinalizou que é importante eleger uma ampla bancada para a próxima legislatura¿, explica Rollemberg. Nos próximos dias, os dois partidos vão conversar com a direção local do PCdoB e do PDT.