Título: Marina cai na rede para tentar deslanchar
Autor:
Fonte: O Globo, 14/03/2010, O País, p. 4

Verde se cerca de profissionais da internet e aposta na relação com a juventude

Maria Lima e Vivian Oswald

BRASÍLIA. Visual despojado, cabelo preso, sem maquiagem e o figurino meio étnico de sempre. A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (AC), pretende ser o contraponto de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT. A senadora também deixou claro que planeja desafiar velhas tradições de mídia e ousar nas ferramentas de comunicação.

Há pouco mais de 35 dias, usa e abusa da rede social Twitter e do seu blog na internet para estabelecer as bases do seu relacionamento com o público quase coloquial, mas próximo de quem a lê. Marina diz que a web é uma ferramenta para quem tem coerência política, e, com esse discurso, tem atraído seguidores.

Por trás da novidade, há uma equipe jovem, ainda reduzida, com profissionais especializados em novas tecnologias e internet. Foram escolhidos a dedo.

A dupla Juliano Spyer, de 39 anos, e João Ramirez, de 30, ostenta um extenso currículo cibernético. Admite ter sido atraída não só pela simpatia com a proposta da pré-candidata, mas também pelo desafio de ver a internet tendo um papel importante no contato com o público, extrapolando o velho palanque.

Ela mesma dizia que não queria apenas falar. Quer ouvir, pensar e responder diz Juliano, que trabalhou em empresas do setor no Brasil e nos Estados Unidos, e é autor do livro Conectado (2007), uma espécie de manual sobre a internet colaborativa e comunicação de rede.

A estratégia da senadora é o antimarketing.

Nos últimos dias, ao participar de programas populares de TV ou nos posts no Twitter, revela estar moldando uma linguagem coloquial, chegando a arriscar gírias juvenis para conquistar uma fatia do eleitorado que tem mostrado simpatia por sua candidatura: os jovens.

Convidada para estrear o programa novo do músico Lobão, o Lobotomia, na MTV, Marina se soltou e entrou na onda do apresentador, que, na maioria das perguntas, alfinetava Dilma, criticando o que chamou de marquetice empostada e canastrona, e simpatia postiça. A acreana que veio do seringal explicou sua opção pelo visual seco.

O Dorival Caymmi acabou me convencendo. Sou bonita com o que Deus me deu. Sem maquiagem.

No Twitter, a verde também trava longos debates com jovens que perguntam sobre tudo. @fredperillo Sou eu mesma que estou falando com você agora, menino!, postou Marina quando um dos interlocutores queria saber se era ela ou se algum assessor que estava tuitando.

Enquanto Dilma e Serra usam o palanque oficial para trabalhar suas précandidaturas, Marina tem desfilado por programas populares no rádio e na TV para se tornar conhecida. Além do Lobotomia, participou do Show da gente (SBT); entrevista com padre Fábio e o vereador Gabriel Chalita, o Chalita canta o amor, ambos da rede católica Canção Nova; Programa do Ratinho (SBT); e também o É notícia, na Rede TV.