Título: Panorama Político
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 11/03/2010, O Globo, p. 2

Ao se licenciar do PV, o ministro Juca Ferreira (Cultura) faz durascríticas à candidatura Marina Silva e ao flerte com os tucanos. Estoumuito velho para ir para a direita e muito novo para virarconservador, diz Juca, que acrescenta: Não posso dormir ministro eacordar na oposição. Juca também ataca o conservadorismocomportamental da Marina. E acusa o candidato do PV ao governo daBahia, Bassuma, de ser contra as políticas para as mulheres e osdireitos dos homossexuais

Crise no PT de Brasília

A expectativa de poder, criada pela débâcle do governo Arruda,atiçou a cobiça dos petistas. A campanha para as prévias de 21 de marçoé a mais suja da história do partido.

O nível está muitobaixo, diz o presidente regional, Roberto Policarpo. O deputadoGeraldo Magela acusa seu adversário, o ex-ministro Agnelo Queiroz, deter se calado sobre o mensalão do DEM, após relato de Durval Barbosa.Ontem, Magela atacou Queiroz por ter como assessor o jornalista HélioDoyle, que trabalhou para o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). Doyle,fundador do PT, e Magela foram secretários no governo Cristovam Buarque(PDT).

O que é isso, companheiro Paim? Partidos são imprescindíveispara a democracia, mas alguns se especializam em acobertarprocedimentos imprestáveis Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ)

NA WEB. O Movimento Marina Silva se mobiliza pararesponder ao humorista Rafinha Bastos, do CQC, que escreveu no Twitter:A Marina Silva é como o Avatar: Fala da natureza, fez muito barulhoquando apareceu, mas vai acabar a eleição de mãos vazias. Osseguidores de Marina responderam também no microblog: O filme Avatarultrapassou o recorde de Titanic e já é o filme que mais arrecadou nahistória do cinema. Ainda que tenha assustado establishment, o filmelevou três Oscars.

Fazendo doce Há duas semanas o presidente do PT,José Eduardo Dutra, tenta marcar um encontro do senador Jader Barbalho(PMDB-PA) com a governadora do Pará, Ana Julia (PT). Barbalho sequerretorna as ligações telefônicas feitas pelo petista.

Toda política é local Os serristas estão irritadoscom o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Estão inconformados com seuapoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). A aliança deixa opresidenciável José Serra (PSDB) sem palanque no Ceará.

Iris Resende faz beiço

Mesmo com a desistência do presidente do Banco Central, HenriqueMeirelles, o prefeito de Goiânia, Iris Resende, ainda não está decididoa disputar a eleição para o governo. Iris teve uma conversa com aministra Dilma Rousseff. Ele se queixou do comportamento do PT local ecobrou uma manifestação clara e firme de apoio à sua candidatura. Irisquer estar forte para a revanche contra o senador Marconi Perillo(PSDB).

Entidades empresariais pressionam

As entidades empresariais, lideradas pelo presidente da CNI,deputado Armando Monteiro (PTB-PE), estão fazendo gestões junto aoslíderes e ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-PE), para que nãoseja colocada em votação a emenda que reduz a jornada semanal detrabalho de 44 para 40 horas. O líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP),chegou a propor ontem, na reunião da Mesa, que a Câmara não votequalquer emenda constitucional antes das eleições.

O SENADOR Fernando Collor (PTB-AL) emplacou seuassessor Márcio Cambraia, diplomata, no posto de cônsul-geral em Roma.Ele queria mesmo era o cargo de embaixador do Brasil junto à FAO.

O DIRETOR da CEF Moreira Franco (PMDB) e o deputadoJosé Eduardo Cardozo (PT-SP) vão elaborar as regras de conduta nosestados em que o PMDB e o PT forem adversários nas eleições paragovernador.

O PRESIDENTE do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ),está na Alemanha participando de seminário sobre o pós-Lula na FundaçãoKonrad Adenauer, mantida pelo partido União Democrata Cristã.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes