Título: Lula faz ironias com Serra: Tem gente inaugurando até maquete
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 11/03/2010, O País, p. 4

Tucano, que na véspera lançou edital de ponte, diz não ter sido atingido

CUBATÃO (SP). Um dia depois de o governador de São Paulo, José Serra(PSDB), participar de evento oficial para a apresentação da maquete deuma ponte que, se construída, ligará as cidades de Santos e Guarujá, nolitoral paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou ontema agenda do adversário da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PTà Presidência.

Ao inaugurar a termelétrica Euzébio Rocha, daPetrobras, em Cubatão, Lula disse, sem citar nomes, que tem muitopolítico mentiroso no país: Nós estamos em um ano de campanha, epercebemos que tem gente inaugurando até maquete, e queremos mostrarcomo é que as coisas acontecem neste país. Quando comecei a vidapolítica, eu dizia que o político mentiroso fala assim: Eu mato acobra e mostro o pau.

Ora, o fato de você mostrar o pau nãosignifica que matou a cobra. Então, nós adotávamos o discurso de que umpolítico verdadeiro mata a cobra e mostra a cobra morta disse ele,para delírio de 500 funcionários que acompanhavam a cerimônia aosgritos de Nós, aqui, e Lula, lá.

Procurada, a assessoria deimprensa do governo Serra respondeu apenas sobre os ataques de Lula: Ogoverno do estado não se sente atingido pelas declarações dopresidente.

Num discurso afinado com o de Dilma, que participoudo evento, Lula fez críticas às políticas adotadas pelos governosanteriores, principalmente o de Fernando Henrique Cardoso. Dilma tambémpartiu para os ataques.

Disse que a falta de investimento no setor energético contribuiu para o apagão durante o governo de Fernando Henrique.

Estamos garantindo que o país cresça sem ter obstáculos ao crescimento,como aqueles que ocorreram entre 2001 e 2002. Por oito meses, o Brasilnão tinha energia para abrir um shopping, uma loja, e fábricas afirmou a ministra, lembrando que a termelétrica de Cubatão estavaprevista desde 1995, quando uma das turbinas da usina foi comprada e,mesmo assim, a obra não saiu do papel