Título: Estatal acha mais indício de óleo no pré-sal
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 11/03/2010, Economia, p. 20

A Petrobras encontrou mais indícios de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. O comunicado foi feito à Agência Nacional do Petróleo (ANP) na terçafeira. Embora a estatal não tenha informado o volume de óleo recuperável do poço, o achado é relevante porque se deu no mesmo bloco onde a empresa já fez descobertas importantes, como a área de Guará, para a qual estima-se ser possível recuperar entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris de petróleo.

O bloco em questão é o BM-S9, do consórcio formado por Petrobras (com 45% da sociedade), a britânica BG (30%) e a espanhola Repsol (25%). Os indícios foram encontrados na parte paulista da Bacia de Santos, a uma distância entre a superfície da água e o fundo do mar de 2.118 metros. A Petrobras é obrigada a notificar a ANP qualquer indício de petróleo, mas não há garantia viabilidade comercial.

Também ontem a Transpetro braço de logística da Petrobras lançou licitação para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores para transporte de etanol na Hidrovia Tietê-Paraná.

Hoje, a empresa não dispõe de embarcações para esse combustível.

Ao todo 25 empresas, das quais cinco estrangeiras, foram convidadas para participar da disputa. O índice de nacionalização das embarcações terá de ser de no mínimo 70%, e elas deverão estar prontas em 2011.

Grandes estaleiros como Eisa e Atlântico Sul não manifestaram interesse. Pelo porte das encomendas avaliadas pelo mercado em torno de US$ 400 milhões o interesse maior deverá ser entre os pequenos.