Título: Lula: governo Obama precisa respeitar OMC
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 11/03/2010, Economia, p. 21

Presidente afirma que, sem isso, mundo pode virar "bagunça"

CUBATÃO. Em meio ao embate entre Brasil e Estados Unidos sobre as retaliações que o país está impondo a uma lista de produtos americanos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo Barack Obama precisa respeitar a determinação da Organização Mundial de Comércio (OMC) que autorizou a aplicação dessas sanções. Caso contrário, ponderou Lula, o mundo pode virar uma bagunça.

O Brasil não tem nenhum interesse em confrontação com os Estados Unidos. Mas o Brasil tem interesse que os Estados Unidos respeitem a OMC, tanto quanto o Brasil respeitará quando a OMC decidir contra nós. Ou nós obedecemos as instituições multilaterais, ou o mundo vai ficar desgovernado, e nós não queremos que o mundo vire uma bagunça disse Lula.

O presidente Lula ressaltou em seguida que a elevação de tarifas de importações de uma série de produtos americanos anunciadas esta semana não se trata de uma política de retaliação.

O que estamos fazendo é dizer aos Estados Unidos que não importa o tamanho de cada um de nós, não importa a riqueza de cada um de nós.

Todos somos países soberanos e todos nós devemos ser tratados em igualdade de condições.

Queremos ser respeitados e queremos que a OMC seja respeitada disse ele.

Comércio justo trará menos guerra e mais paz, diz Lula Lula citou os países da África, que também sofreriam com os altos subsídios do governo americano aos produtores de algodão, colocando um obstáculo à produção africana da fibra.

Quem precisa que os americanos diminuam o subsídio de algodão não é o produtor brasileiro, porque nós temos competência, terra, sol, água e tecnologia para competir com americano, chinês, alemão, com francês. Quem não tem são os pobres países africanos, que ainda não receberam tecnologia dos países ricos.

O presidente aproveitou também para criticar a posição dos Estados Unidos na Rodada de Doha.

Não sei se o companheiro Obama vai ouvir o que eu vou dizer, mas, Obama, os Estados Unidos são muito ricos e podem fazer o que quiserem na economia.

O que não é justo, companheiro, é que se os Estados Unidos tivessem, junto com o Brasil, feito o acordo da Rodada de Doha, se tivessem assinado conosco a proposta, nós não estaríamos agora brigando e o povo africano estaria vendendo seu algodão para os Estados Unidos e para a Europa enfatizou Lula, que acrescentou: Aí o comércio vai ficar mais justo, o mundo vai ficar melhor e a gente vai ter menos guerra e muito mais paz.