Título: Ministro estima alta de até 6% no PIB este ano
Autor: DErcole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 11/03/2010, Economia, p. 24
Paulo Bernardo: dado de 2009 é "coisa velha"
BRASÍLIA. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem que o crescimento da economia em 2010 pode chegar a 6%. Segundo ele, o relatório de programação orçamentária do governo relativo ao primeiro bimestre ainda trará uma previsão mais conservadora (5,2%), mas o número deve ser revisto ao longo do ano.
Até então, a intenção era trabalhar com um número mais próximo de 5%, que se tornaria uma expansão média de 5,5% entre 2011 e 2014, culminando em uma taxa superior a 6% no último ano do quadriênio.
O relatório vai primar pelo conservadorismo, vai ter a cara da Fazenda. Não vai ser desenvolvimentista como nós. Mas não temos nenhuma dúvida de que vamos crescer mais de 5% e não chutamos fora o (cenário) que prevê que o número chegue a 6% disse Bernardo.
O ministro também afirmou que o crescimento de 2009, que será divulgado hoje pelo IBGE, deve ficar no zero a zero. Afinado com o discurso preparado pelo governo para justificar o fraco desempenho da economia, Bernardo disse que o resultado já está no passado: Só Deus e o IBGE sabem (o crescimento de 2009). Mas isso é coisa velha, coisa de museu.
Bernardo participou ontem de uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, para fazer um diagnóstico do setor aeroportuário no país. Um estudo elaborado pelo BNDES fez uma análise dos principais aeroportos do país e propôs medidas para acelerar os investimentos nesses terminais.
Com base nesse estudo, queremos abreviar o prazo de tomada de decisões sobre o setor. A ideia é fazer com que os investimentos previstos fiquem mais ágeis disse o ministro, destacando que um dos aeroportos com mais problemas é o de Guarulhos, em São Paulo.