Título: Enem: nova falha no sistema frustra estudantes
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 17/03/2010, O País, p. 10
Pane faz com que pessoas sem média para conquistar vaga em universidade apareçam na lista de aprovados
BRASÍLIA. Uma falha no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que usaas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher vagasem universidades públicas levou estudantes, no último domingo, apensar que tinham sido aprovados. Mas a alegria logo deu lugar àfrustração, depois que o Ministério da Educação (MEC) corrigiu oproblema, 20 minutos depois.
A pane ocorreu por volta das 14h dedomingo. Segundo o MEC, tudo começou quando seis candidatos conseguiramliminares na Justiça e tiveram os nomes inseridos manualmente no Sisu.O sistema não entendeu o comando e criou vagas indevidamente.
Comisso, quem não tinha sido selecionado apareceu na lista de aprovados. OMEC detectou pelo menos quatro casos em que estudantes incluídosequivocadamente viram seus nomes pela internet e deram início àcomemoração.
O MEC não divulgou detalhes das ações judiciais.Elas teriam sido movidas por candidatos que tiveram a matrícularecusada pelas instituições de ensino, por causa de problemas nadocumentação.
Um dos estudantes que comemoraram em vão disputavauma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão(UFMA). Após três rodadas de inscrições, sobraram duas vagas nessecurso. No domingo, o Sisu selecionava os candidatos que deixaram seusnomes na lista de espera. Quando houve o problema, o sistema passou aconsiderar que havia três vagas para medicina na UFMA. O JornalNacional, da TV Globo, mostrou que o candidato Felipe Paiva chegou acortar os cabelos.
O MEC divulgará hoje o balanço final dasinscrições. As vagas que sobrarem poderão ser preenchidas pelaspróprias instituições de ensino, que terão liberdade para definircritérios de seleção. Ontem, o MEC monitorava o andamento dasmatrículas nas universidades vinculadas ao Sisu. A torcida era para quecandidatos selecionados não fizessem a matrícula, dando lugar aosquatro estudantes que comemoraram em vão, no domingo.
O MEC admitiu, porém, que o número de falsos aprovados pode ter sido maior.
O Sisu seleciona candidatos para 51 instituições públicas, sendo 23 universidades federais.
Das47.913 vagas oferecidas, só 26.612 foram preenchidas nas duas primeirasrodadas de inscrições. Ao constatar a sobra de 21.701 vagas em aberto,o MEC criou listas de espera.