Título: Simon recebe texto sem entusiasmo
Autor: Paul, Gustavo; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 17/03/2010, Economia, p. 22

"Não há estado produtor, no máximo tem uma vista para o mar, privilegiada", diz Ibsen BRASÍLIA.Escalado para apresentar no Senado emenda que transfere à União aresponsabilidade de ressarcir o Estado do Rio e seus municípios pelosprejuízos da chamada emenda Ibsen, o senador Pedro Simon (PMDB-RS)recebeu ontem com pouco entusiasmo e de forma improvisada a sugestão detexto dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) eMarcelo Castro (PMDB-PI).

O senhor tem a altivez e a independência para defender essa emenda disse Ibsen a Simon.

Ainda vou conversar com alguns colegas, mas para mim o texto é este queestá aqui respondeu o senador, conhecido pelos discursos eloquentes.

Souto:Minério de Minas no mar pode ser de todos Perguntado se não temia queos minérios de Minas Gerais fossem alvo de cobiça, Souto respondeu: Todo minério de Minas que for encontrado no mar pode ser de todos.

Ibsenvoltou a defender sua emenda polêmica sob a mesma ótica: É justoprivilegiar dois estados e prejudicar 25? Não existe estado produtor,no máximo tem uma vista para o mar, que é muito privilegiada.

Oque era para ter um tom solene acabou se transformando em um atoimprovisado no meio do corredor. Os deputados comunicaram comantecedência à imprensa que iriam entregar a Simon a proposta em seugabinete. Mal cruzaram o tapete azul do Senado, ficaram esperando em péem frente ao plenário do Senado, esperando um sinal de Simon.

Depois,seguiram ao gabinete do senador, que acabou encontrandoos no corredor.Cercados por câmeras de televisão, apresentaram a emenda ali mesmo