Título: Obras aceleradas no Planalto
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2009, Cidades, p. 25

Reforma se concentra, por enquanto, na parte estrutural do prédio, incluindo conserto de rede elétrica e correção de infiltrações no edifício. Finalização está prevista para abril de 2010, nos 50 anos da capital

Os tapumes instalados na frente do Palácio do Planalto, há cerca de uma semana, são um sinal de que, no interior da sede da Presidência da República, a reforma está a todo vapor. Há cerca de dois meses, autoridades e funcionários foram transferidos para três novos endereços: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Setor de Clubes Sul, de onde despacha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Palácio do Buriti, no Eixo Monumental, onde são realizadas solenidades, e o Bolo de Noiva, anexo do Itamaraty.

A construtora Porto Belo ¿ PB Construções e Comércio ¿ , do Distrito Federal, foi a campeã da licitação para a reforma do prédio, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer. Entre as 15 concorrentes, a empresa apresentou o orçamento mais baixo para a União. A despesa está prevista em R$ 78,8 milhões.

O montante está sendo usado, por exemplo, para solucionar problemas estruturais do prédio, como as infiltrações, troca de pisos e substituição das instalações elétricas. Uma comissão foi formada para acompanhar o andamento do trabalho, uma vez que o edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

¿A reforma é muito necessária, inclusive por questões de segurança para os que trabalham lá¿, afirma Carlos Magalhães, representante do escritório de Niemeyer em Brasília. Por ora, as mudanças propostas pelo arquiteto ainda não foram implantadas. De acordo com o projeto de Niemeyer, dois pavimentos subterrâneos de estacionamento serão criados, com capacidade para 500 veículos.

Aniversário Os vidros atuais serão substituídos por outros, laminados e de maior espessura. O projeto sugere também a construção de um bloco de mesma altura do prédio, atrás do palácio, para abrir novas copas, um elevador e duas escadas. Haverá ainda troca e limpeza dos pisos, recuperação do mármore que ornamenta o palácio e troca de tapetes e divisórias. O acompanhamento da reforma, a primeira desde a inauguração do palácio, em 1960, será feito pelo Exército. A previsão é de que a obra esteja concluída em abril do próximo ano, no aniversário da capital federal.

--------------------------------------------------------------------------------

O número Números 78,8 milhões é o investimento total na obra

500 veículos poderão estacionar nas vagas subterrâneas

330 servidores do palácio estão trabalhando no CCBB

150 ocupam repartições no Palácio do Buriti

110 funcionários serão deslocados para anexos do Palácio do Planalto