Título: Padres afastados sob acusação de pedofilia
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 16/03/2010, O País, p. 8

MACEIÓ. Dois padres e um monsenhor da cidade de Arapiraca, agreste de Alagoas, foram afastados da função pela arquidiocese. Eles são acusados de exploração sexual e pedofilia. De acordo com a polícia, eles praticavam sexo com coroinhas. Um vídeo, filmado por uma das vítimas, mostra o monsenhor Luiz Marques Barbosa fazendo sexo oral com um jovem, no quarto do monsenhor, diante de um altar. O caso chocou a população de Arapiraca. O vídeo está no youtube.

O arcebispo da cidade de Penedo, Dom Valério Brêda, disse que afastou os padres e o monsenhor como ¿uma medida urgente¿, mas não quis entrar em detalhes.

O Ministério Público Estadual pediu investigação do caso. Três ex-coroinhas disseram que os abusos eram constantes, e aconteciam há anos. A delegada Bárbara Arraes disse que o caso é grave. ¿Traz sequelas aos jovens, uma situação de gravidade psicológica¿, afirmou. O inquérito deve ser encerrado em 30 dias. Os três ex-coroinhas e os integrantes da Igreja estão sendo ouvidos.

O advogado dos padres e do monsenhor, Daniel Fernando, disse que eles negam acusações. Sobre o vídeo, afirmou que o monsenhor está afastado das funções por problemas psicológicos e por causa da idade. Ele acusou os jovens de pedirem dinheiro em troca do vídeo. Eles negam.