Título: Oposição comemora multa
Autor: Braga, Isabel ; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 19/03/2010, O País, p. 3

Para grupo, Justiça começa a impor limites à campanha antecipada

BRASÍLIA. O valor da multa imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE) ao presidente Lula pode ser pequeno, mas a oposição comemorou adecisão como uma grande vitória na batalha para provar que apré-candidata do PT, Dilma Rousseff, está burlando as regras eleitoraise fazendo campanha antecipada com uso da máquina e apoio do governo. Ascúpulas do DEM e do PPS divulgaram nota enaltecendo a posição doministro-auxiliar do TSE Joelson Dias antes de a Corte absolver Lula eDilma em outra representação como um passo importante para imporlimites no que consideram campanha fora de época.

O deputadoRonaldo Caiado (GO), ex-líder do DEM na Câmara, disse que a multa de R$5 mil é pequena , mas o significado é simbólico.

Pela primeira vez o TSE está enxergando que o Lula e a Dilma vêm tratando as regras de forma debochada.

Deixaestar! As pessoas que estiveram com a Dilma em Uberaba me disseram:durma tranquilo, a hora que ela entrar na campanha, e o povo passar aconviver com ela, não terá chance.

Disseram que no encontro com criadores de zebu ela foi o mau humor em forma de gente contou Caiado.

Naação, o PSDB sustenta que, em evento realizado em 29 de maio de 2009 noRio, Lula teria usado a inauguração de um complexo esportivo construídocom recursos do (PAC) para promover a ministra.

A decisão do TSE é saudável, necessária e impõe ordem na casa. De outra forma, seria a Casa de Noca.

Nãoseria uma democracia. O grave é o presidente da República se expor aisso, abrir mão de uma posição de chefe da nação para virar caboeleitoral comemorou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgilio (AM).

Emnota, o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), lembra que Lulapode recorrer da sentença, mas diz que o voto do ministro é de umacontundência e de uma clareza inquestionáveis.

O comício que gerou a condenação não difere em nada dos outros que Lula e Dilma vêm fazendo.

Por isso, acredito que outras justas e necessárias condenações ocorram.

Ou,numa hipótese ingenuamente otimista, que o presidente tenha um rasgo dedecência e passe a obedecer as leis do país que ele governa. Hipóteseutópica, pois que ele, na verdade, não governa, apenas faz campanha.

Opresidente nacional do PPS, Roberto Freire, também comemorou a decisão.Ele disse que finalmente se fez justiça, mas com atraso.

O importante não é a penalidade, é a interpretação da lei, , a compreensão de que há campanha antecipada.

Essecrescimento da ministra Dilma nas pesquisas é resultante do efeito deuma mídia avassaladora e um prêmio à ilegalidade disse o vice-líderdo PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).