Título: Bolsão de violência
Autor: D'Elia, Mirella
Fonte: Correio Braziliense, 14/06/2009, Política, p. 6

A superlotação das cadeias do Entorno não se resume a um problema de direitos humanos. Ela está relacionada diretamente ao aumento dos índices de violência da região, dizem especialistas e juízes ouvidos pelo Correio. Não só as prisões são ambientes propícios para a prática de novos crimes como, nessa situação, é quase impossível ressocializar um detento.

As cadeias chegaram a esse ponto, na opinião do juiz Carlos Magno Rocha, porque o Entorno experimentou um crescimento desordenado. ¿Pela proximidade de Brasília, essas cidades sofreram uma explosão demográfica que gerou problemas de ordem estrutural, inclusive no setor carcerário¿, diz o magistrado, que é corregedor do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). ¿O Entorno tem outros problemas sérios, como moradia, saneamento e segurança. Não é só um problema do Poder Judiciário¿, acrescenta.

De acordo com o último Mapa da Violência, estudo anual que mede a criminalidade do país com base em dados do Ministério da Saúde, o Entorno está entre as 15 regiões metropolitanas mais violentas do país. Segundo o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, autor da pesquisa, a criminalidade atinge principalmente os municípios mais próximos a Brasília. ¿Essas cidades-dormitório têm pouca lei. Ou nenhuma¿, afirma o sociólogo, que faz um prognóstico pessimista para os próximos 10 anos. ¿Se não houver uma política de contenção real da violência, a tendência é que ela se espalhe¿, alerta. (MD)