Título: Bancoop: CPI das ONGs convoca petista para depor
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 19/03/2010, O País, p. 16

Além de tesoureiro do PT, promotor e Funaro são chamados

BRASÍLIA. Pelo segundo dia consecutivo, a oposição conseguiu driblara tropa de choque governista. Numa sessão relâmpago, que durou menos dedez minutos, a CPI das ONGs, sob o comando do senador Heráclito Fortes(DEMPI), aprovou a convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, econvites para o promotor de Justiça de São Paulo José Carlos Blat; ocorretor Lúcio Bolonha Funaro e Hélio Malheiro, irmão do ex-presidenteda Bancoop(Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) LuizMalheiro, que morreu em 2004. As duas primeiras audiências forammarcadas para a próxima terçafeira: Blat será ouvido às 9h30 e Vaccari,às 14h30.

A ideia da oposição é pôr holofotes sobre o escândaloinvestigado pelo Ministério Público de São Paulo, que já teriaconstatado o desvio de cerca de R$ 100 milhões da Bancoop. À frente dainvestigação está o promotor Blat.

Ele negociou uma delaçãopremiada com Funaro, que, em depoimento, confirmou as suspeitas de queparte do dinheiro desviado da Bancoop teria sido usado para abastecer ocaixa dois de campanhas do PT e para pagar o mensalão a partidos dabase do governo Lula.

Em depoimento ao Ministério Público, HélioMalheiro teria revelado que seu irmão, na condição de presidente dacooperativa, lhe confidenciara que teve de ceder a pressões políticase, muitas vezes, viu-se obrigado a entregar valores de grande montapara as campanhas eleitorais do PT. Esses valores eram fruto do desviode recursos destinados às construções das unidades habitacionais, o queacabou gerando enormes prejuízos financeiros à Bancoop.

A CPIdas ONGs estava quase morta, na UTI, agora vai ressucitar. E ela sótermina pouco antes do primeiro turno das eleições avisou opresidente da CPI, Heráclito Fortes.

A oposição tomou o céu deassalto, reclama governista Na véspera, a oposição também conseguiraaprovar convites para que Blat, Vaccari e Funaro prestemesclarecimentos sobre o caso na Comissão de Direitos Humanos (CDH) doSenado. A oposição se valeu de um cochilo da base governista, queestava com as atenções voltadas para a Comissão de Constituição eJustiça (CCJ), onde se discutir o pré-sal. Mas na CDH ainda não há datamarcada para os depoimentos.

Surpreendido ontem com a manobra daoposição, o relator da CPI das ONGs, o senador Inácio Arruda (PCdoBCE),admitiu que o governo dificilmente conseguirá reverter a convocação deVaccari.

No momento da aprovação dos requerimentos na CPI, Arruda participava de uma sessão da Comissão de Relações Exteriores (CRE).

A oposição tomou o céu de assalto. Agora, pouca coisa poderá ser feita,embora o caso Bancoop não tenha nada a ver com o que estávamosinvestigando lamentou Arruda.

A Bancoop é uma cooperativa e se enquadra como uma ONG, até porque não tem remuneração própria rebateu o senador Heráclito