Título: Casa nova, mas com rachadura
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 21/03/2010, O País, p. 4

Conjunto recém-inaugurado também sofre com a chuva

MACEIÓ. A Vila São Pedro, uma obra do Programa de Aceleração doCrescimento (PAC), deveria mudar a vida dos pescadores de uma das áreasmais miseráveis da capital alagoana.

O conjunto foi inauguradohá dois meses, numa festa comandada pelo governador Teotonio VilelaFilho (PSDB), com fogos de artifício: pescadores deixavam barracos depapelão e teriam apartamentos populares. Pouco tempo depois, muitas dascasas novas estão rachando ou enchem numa chuva mais forte.

Quando chove, vaza é tudo diz o pescador Dilson Santana.

Pedi que fosse trocada a linha (pedaço de madeira que sustenta aestrutura do imóvel) na casa. Eles trocaram, e rachou a parede contaa catadora de mariscos Maria José da Silva.

A obra do PAC custou R$ 35 milhões e construiu 360 moradias, dividindo o conjunto em três vilas São Pedro, para 1.500 famílias.

O que nós queremos são soluções diz o líder comunitário Cícero Balbino.

Não nos chamaram para conversar sobre as necessidades deste lugar.Colocaram uns balanços de correntes, mas os vândalos levaram ascorrentes; não tem quadra esportiva e há problemas de vazamento ealguns apartamentos enchem com muita chuva diz ele.

O governodo estado disse estranhar as queixas: Procurei na equipe se haviareclamação, não houve nenhuma. Perguntei se tinha queixa, nada. Vi umatrinca que está sendo resolvida pela construtora.

Vai ter quedestelhar a casa, mas não traz riscos. É uma trinca. Vai ser resolvido,não havia reclamação nem denúncia na secretaria. Se inunda, é porque adrenagem está entupida. Não é problema da obra disse o secretário deInfraestrutura, Marco Fireman.

Eles moram numa habitaçãodecente, não é de alto luxo porque o dinheiro não dava. Mas a qualidadetem de ser boa. E se há defeito, a construtora é chamada para corrigir acrescentou.

O Conselho Regional de Engenharia (Crea) temopinião diferente: Não é normal receber casa nova e, dois mesesdepois, ela apresentar rachaduras.

Podem existir vários motivos:aterro malfeito, erro de avaliação técnica. Há projetos populares nãosei se esse é o caso que são entregues de qualquer jeito disse umdos diretores do conselho, Jackson Cabral. Tem que ser feita umainspeção aprofundada