Título: No Amazonas, 80% atrasadas
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 21/03/2010, O País, p. 4

Só oito de 24 terminais hidroviários inaugurados

Especial para O GLOBO

Levantamento junto ao Sistema Integrado de Administração Financeirado governo federal (Siafi) mostrou que 80% das obras do PAC no Amazonasestão atrasadas. Dos 24 terminais hidroviários previstos para serementregues este ano, só oito foram inaugurados, entre o ano passado eeste ano, apesar de as obras terem começado em 2007. Em 12 portos asobras ainda nem começaram.

Dos 400 quilômetros de pavimentaçãoprojetados para a BR-319 (Manaus-Porto Velho) para 2009, somente 208quilômetros de estrada foram entregues, semana passada. O orçamentopara o serviço de pavimentação da BR319, construída entre 1972 e 1973 eintransitável desde 1988, é de R$ 697 milhões.

Outros doisprojetos do PAC no Amazonas estão com menos de 30% das obrasconcluídas: a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto EduardoGomes e o Programa Luz Para Todos. O Luz Para Todos do PAC visava alevar energia elétrica a pelo menos 50% dos moradores de 61 municípiosdo interior do Amazonas, que somam quase dois milhões de habitantes.Semana passada, o ministro Alfredo Nascimento informou que o atraso doporto não é culpa dele e sim do governo do estado, que ficou deexecutar os serviços: O ministério repassa o dinheiro, mas cabe aogoverno do estado realizar as obras.

O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), reconheceu o atraso e pôs a culpa nas empresas responsáveis pelos serviços.