Título: Ministério dos Transportes justifica atrasos
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 21/03/2010, O País, p. 3

BRASÍLIA.O Ministério dos Transportes informou que a execução das obras do ArcoRodoviário é de responsabilidade do governo do Rio. Em nota, atribui ademora ao fato de haver áreas de preservação ambiental que necessitaramde licenças e também por ter sido preciso negociar com concessionáriasde serviços públicos e desapropriar áreas.

Em relação à BR-101Sul, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit)informou que a conclusão da obra foi adiada para 2012 porque foramincluídos no cronograma túneis que não estavam previstos.

Problemasemelhante é apontado para justificar o atraso na BR-101 Nordeste:trechos novos que não estavam no primeiro balanço. No caso, o Contornode Recife e o trecho de Palmares (PE) até a divisa de Pernambuco comAlagoas. No caso da BR-163, que liga Mato Grosso e Pará, o adiamento naconclusão decorre, basicamente, do atraso na liberação da licençaambiental, segundo o Dnit.

Em relação ao programa de manutençãode rodovias, o Dnit informou que em 2008 a falta de projetos prejudicoua execução das obras, mas que em 2007 e 2009 a execução é satisfatória,em torno de 70%.