Título: Visita surpresa à estrada da discórdia
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 24/03/2010, O País, p. 3

Dilma vai inaugurar trecho da BR-319, alvo de polêmica ambiental BRASÍLIA. Motivo de discórdia entre os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Alfredo Nascimento Transportes), a BR-319, que liga as capitais de Porto Velho (RO) e Manaus (AM), terá um trecho inaugurado hoje pela ministra e presidenciável do PT, Dilma Rousseff. Ao lado do ministro Alfredo Nascimento, pré-candidato do PR ao governo do Amazonas, a ministra estará em Humaitá, interior do estado, para cumprir agenda que só foi divulgada no fim da tarde de ontem pela Casa Civil.

Inicialmente, a assessoria da Casa Civil informou que ela inauguraria o trecho Porto Velho (RO) Humaitá (AM) da rodovia BR-319. E que, na mesma solenidade, Nascimento, assinará a ordem de serviço para a ponte sobre o Rio Madeira, que tem custo estimado em R$ 209 milhões e deverá ser concluída em 2012.

Segundo a Casa Civil, a agenda da ministra prevê a inauguração do Terminal Hidroviário de Passageiros de Humaitá e a assinatura da ordem de serviço. As duas obras integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A nota da Casa Civil ressaltou ainda que o projeto da ponte já conta com licenciamento ambiental, e o investimento previsto é de R$ 210,9 milhões. A assessoria do Ministério do Meio Ambiente confirmou que os trechos da BR-319 visitados pela ministra e a ponte estão de acordo com as exigências ambientais.

A obra na BR é polêmica e expôs publicamente divergências entre Nascimento e Minc. O traçado da rodovia vai de Porto Velho a Manuas. Minc é contrário ao projeto porque diz que haverá danos ambientais. Ele defende que, em vez de estrada, seja feita ferrovia. Mas o governo decidiu pelo asfalto. Para liberar o início de novos trechos da obra, o ministério de Minc fez exigências, como a criação de 26 unidades de conservação, seis barreiras do Exército e três da Marinha nos rios. Na avaliação de Minc, 80% das exigências não foram cumpridas.

Sem elas, não deverá ser dada a licença prévia.

A nova e inesperada agenda para a ministra-candidata, no Amazonas, foi providenciada depois que ela e o presidente Lula viram frustrada, por causa do mau tempo, a viagem que fariam ontem a Tocantins para inaugurar o trecho Guaraí/Palmas da ferrovia Norte-Sul obra sob investigação do Tribunal de Contas da União.