Título: Serra também ataca a imprensa
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 26/03/2010, O País, p. 4

Tucano chega a chamar jornais de levianos

SÃO PAULO. Repetindo uma queixa recorrente do presidente Lula, o governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, reclamou ontem que a imprensa não divulga adequadamente suas realizações na área de saúde, que, segundo ele, acabam ficando na clandestinidade. Chegou a se irritar e chamar os jornais de levianos, devido à divulgação, em sites de notícias anteontem, de que teria inaugurado um centro de saúde incompleto.

Serra moderou a irritação com brincadeiras sobre sua hipocondria, levantando risos de funcionários e pacientes ontem, na inauguração do novo centro de diagnóstico e radioterapia do Instituto do Câncer Octávio Frias de Oliveira.

Disse que incluiria em seu check-up de campanha uma sofisticada tomografia de corpo inteiro, para estrear o novo equipamento de PETCT, porque não custaria nada tirar a cisma.

O exame custa R$ 3,5 mil em um hospital particular da cidade e só é indicado para pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer.

Os serviços online de grandes jornais comeram barriga ontem. Fui inaugurar um centro de atendimento integrado de saúde mental prontinho, e eles transmitiram para o mundo que fui inaugurar uma obra inacabada. Isso se chama leviandade em matéria jornalística. Não escapa nenhum grande jornal daqui de São Paulo disse Serra, em discurso.

Espero que não digam que vim inaugurar uma ressonância que ainda não começou a funcionar provocou, sem citar o episódio da apresentação da maquete da ponte SantosGuarujá, que suscitou ironias de Lula.

O centro, que custou R$ 70 milhões, começa a funcionar em abril e gradativamente elevará a capacidade de atendimento da rede pública, hoje feita no Instituto do Coração, para 90 mil sessões de radioterapia, 30 mil ressonâncias magnéticas e 18 mil exames de medicina nuclear.

Serra listou duas ações suas que teriam sido rigorosamente ignoradas pela mídia: a boa avaliação, entre usuários, dos hospitais públicos paulistanos e a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades de Heliópolis.

Quarta-feira, Lula fez críticas semelhantes sobre a cobertura de inaugurações de obras federais, que classificou de mentirosa: Inaugurei duas mil casas e não vi uma nota no jornal. Mas quando cai um barraco, eles dizem que caiu uma casa. É uma predileção pela desgraça disse Lula anteontem.

Serra evitou falar da reimplantação da CPMF para financiar a saúde, sugestão feita mais cedo pelo presidente.