Título: Protesto torna Ibsen o segundo assunto mais comentado no Twitter
Autor: Ennes, Juliana
Fonte: O Globo, 18/03/2010, Economia, p. 22

Comentários passam "Sinhá Moça", mas perdem para São Patrício

A mobilização para a passeata no Centro do Rio, ontem, contra as mudanças na distribuição dos royalties do petróleo, tomou as redes sociais na internet. No microblog Twitter, a expressão ¿Ibsen Pinheiro¿ aparecia em segundo lugar entre as mais comentadas no Brasil, por volta das 16h30m de ontem. As campeãs da rede eram ¿Fhéile Pádraig¿ ¿ São Patrício, em irlandês. O padroeiro da Irlanda é homenageado no dia 17 de março, com roupas verdes e muita cerveja, de preferência Guinness.

O terceiro assunto mais comentado no Twitter era a novela ¿Sinhá Moça¿, que a TV Globo está reprisando à tarde.

Os três assuntos mais divulgados no Twitter com o nome do deputado ¿ autor do projeto aprovado pela Câmara que reduz os royalties do petróleo dos estados produtores para transferi-los aos demais entes da União ¿ eram a convocação para a passeata, uma foto com frases contra a emenda Ibsen e o telefone de seu gabinete.

A mensagem com a foto do deputado brinca com algumas frases, como se fossem as principais propostas dele para a divisão de royalties.

Um exemplo é ¿deixar os estados produtores apenas com os prejuízos dos impactos ambientais¿.

Mas nem todos na rede social mostravam-se engajados na luta contra a emenda. Surgiram mensagens afirmando que a passeata não passaria de uma festa. Uma delas, por exemplo, afirmava: ¿Royalties: folia 2010, eu vou!¿.

Chuva vira piada: `São Pedro é a favor da emenda¿ Na rede social Orkut há uma comunidade em apoio ao deputado, chamada ¿Eu adoro o Dep. Ibsen Pinheiro¿, com o mote ¿o petróleo é do Brasil¿, em apoio à proposta de retirar dos estados produtores os royalties do petróleo. A comunidade tinha, no início da tarde de ontem, 101 membros.

Com o mesmo posicionamento, a comunidade ¿Tirem os royalties de Campos!¿ contava com 343 membros.

Mas também há comunidades a favor da passeata e contra a emenda Ibsen, como ¿Os royalties são nossos!!!¿, que conta com 225 membros, ou a ¿Movimento pelos royalties¿, que divulga a afirmação ¿Royalty não é privilégio, é compensação¿. Diversos usuários do Orkut usaram a rede para convocar os amigos para a passeata de ontem.

Em outra rede social, o Facebook, os internautas convocaram amigos para a passeata e colocaram mensagens com fotos e frases, como ¿Mexeu com o Rio, mexeu comigo¿.

A chuva que castigou a cidade ¿ e, temia-se, poderia esvaziar a manifestação, o que não ocorreu ¿ foi motivo de piada: ¿já tem gente achando que São Pedro é a favor da emenda Ibsen¿.

Internautas usam Facebook para divulgar email de Ibsen Alguns usuários do Facebook usaram a rede para divulgar o e-mail do deputado, para que os cariocas pudessem se queixar diretamente a ele.

As redes sociais também foram adotadas pelos políticos.

O governador de São Paulo, José Serra, pronunciou-se pela primeira vez sobre a briga em torno dos royalties do petróleo no Twitter. Além disso, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio, divulgaram um abaixoassinado, com pedido aos senadores para que vetem o projeto de lei 5938/09.