Título: Gripe A: começa hoje 2ª etapa da vacinação
Autor: Zobaran, Eduardo
Fonte: O Globo, 22/03/2010, Rio, p. 16

Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses poderão ser imunizados até 2 de abril

A segunda etapa de vacinação contra o vírus H1N1, transmissor dagripe A, começa hoje somente para gestantes, crianças de seis meses a 1ano e 11 meses e portadores de doenças crônicas (como obesidademórbida, diabetes e asma grave) com menos de 60 anos. Nesta fase, aestimativa do governo estadual é imunizar gratuitamente, até o dia 2 deabril, mais de 1,3 milhão pessoas nos postos de saúde dos 92 municípiosfluminenses.

Em todo o país, a expectativa do Ministério daSaúde é vacinar mais de 16 milhões de brasileiros: A vacina já foitestada em outros países, e não há incidência importante de efeitoscolaterais graves garantiu o superintendente de VigilânciaEpidemiológica da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, quelembra que a vacina tem eficácia de 95%.

Na primeira fase da campanha, foram vacinados mais de 200 mil profissionais de saúde.

Chieppeobservou que não está prevista outra epidemia da gripe A, embora tenhaassegurado que a rede estadual está preparada para um eventual aumentono número de casos da doença.

Segundo ele, a vacinação vaidiminuir muito o risco de contaminação, que, no ano passado, atingiu1.766 pessoas no estado, provocando 136 mortes.

Na fase davacinação iniciada hoje, a Secretaria estadual de Saúde pede que ospais ou responsáveis levem o cartão de vacinação das crianças. No Rio,os postos de saúde aplicarão a vacina de segunda a sexta, das 8h às17h, e aos sábados, das 8h às 13h. Nos demais municípios, não haveráexpediente aos sábados. Dúvidas sobre o atendimento nos postos podemser tiradas pelo telefone 3523-4025.

Tem vacina para todos disse a superintendente de Vigilância da Secretaria municipal de Saúde, Rosanna Iozzi.

Ministérioda Saúde tem 113 milhões de doses Só na cidade do Rio, a expectativa éde imunização de 2,7 milhões de pessoas durante toda a campanha. Iozziafirma que a secretaria municipal já trabalha para a intensificação dacampanha no dia 10 de abril, a terceira fase. Entre os dias 5 e 23 deabril, será vacinada a população entre 20 e 29 anos de idade. De 24 deabril a 7 de maio, a campanha será voltada para os idosos, que serãovacinados contra a gripe comum no mesmo período.

Dessa forma, aspessoas com mais de 60 anos só precisarão ir aos postos de vacinaçãouma única vez. De 10 a 21 de maio, será a vez dos adultos entre 30 a 39anos. Definidos pelo Ministério da Saúde seguindo padrõesinternacionais, os grupos prioritários são considerados os que têmmaior risco de desenvolver formas graves da doença. O ministérioadquiriu 113 milhões de doses para imunizar 91 milhões de pessoascontra o vírus H1N1