Título: PT do Maranhão decide não apoiar Roseana
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 29/03/2010, O País, p. 4

Petistas optam por candidatura ao governo do PCdoB

SÃO LUÍS. O PT d o M a r anhão, numa votação acirrada, que mostrou a divisão do par tido, decidiu apoiar a candidatura ao governo estadual do deputado federal, Flávio Dino (PCdoB). A proposta de apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) foi derrotada no congresso estadual do partido, que reuniu 175 delegados.

A aliança com Dino venceu por 87 a 85.

Membro da Executiva Nacional do PT, Paulo Frateschi, que foi ao Maranhão acompanhar o congresso, com o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, disse que a decisão de apoiar Dino será respeitada.

O deputado federal Domingos Dutra, contrário à aliança local com o PMDB, disse que a disputa foi um capítulo inusitado na história do partido no Maranhão.

Essa é a primeira vez na história do partido que a gente não está disputando entre petistas, estamos disputando com grupo de fora, com toda chantagem, com uso da máquina.

Não estamos numa disputa interna, mas contra Sarney.

E nós vencemos.

Roseana ofereceu duas secretarias ao PT Para tentar manter os petistas ao seu lado, Roseana havia prometido duas secretarias estaduais ao partido além da já ocupada pelo PT (Trabalho e Economia Solidaria) e o lugar de vice em sua chapa.

Na tentativa de barrar a aliança do PT com o PMDB, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura (Fetaema) uma das entidades ruralistas da base do PT maranhense que congrega 215 sindicatos no estado editou resolução pregando a aliança com o PCdoB.