Título: Lindberg derrota Benedita e disputará Senado
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 29/03/2010, O País, p. 4

Prefeito de Nova Iguaçu teve mais que o dobro de votos da adversária nas prévias do PT

Apesar de a apuração não ter sido encerrada oficialmente, o indicado do PT do Rio de Janeiro para disputar o Senado nas eleições de outubro será o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. O resultado das prévias foi anunciado ontem à noite pelo presidente do diretório regional fluminense, Luiz Sérgio, na sede do partido, no Centro. Até às 21h30m, dos 27.636 votos (99,9% do total), 18.546 (67,1%) foram para Lindberg. A secretária estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos, Benedita da Silva, naquele horário, tinha 9.090 (32,9%). As parciais indicavam ainda 78 votos em branco e 73 nulos.

Todos as projeções indicam que vão votar quase 30 mil filiados. É uma demonstração de que a militância do PT está mobilizada para reconquistar uma cadeira no Senado.

Benedita da Silva só venceu na região Norte/Noroeste, que tem menor peso e pouco pode alterar. Extra-oficialmente, tudo indica que Lindberg é o vencedor dessas prévias disse Luiz Sérgio ao lado de Lindberg e de outros dirigentes petistas.

O resultado oficial será divulgado hoje. O prefeito de Nova Iguaçu comemorou a vitória, mas disse que ficou surpreso com o placar obtido sobre Benedita. A secretária não apareceu na entrevista coletiva na sede do PT. A assessoria de imprensa da secretária não retornou as ligações.

Eu não esperava uma diferença tão grande. O resultado me surpreendeu. Vamos trabalhar firme para unificar o PT. Tínhamos receio de deixar fraturas no partido (com as prévias).

Mas acho que tanto o meu comportamento quanto o de Benedita ajudaram muito. Encaro esse resultado com grande responsabilidade afirmou Lindberg, que deixará o cargo de prefeito na próxima quarta-feira.

Pela manhã, antes de votar, Lindberg revelou que as prévias desgastaram o PT após seis meses de disputa interna com Benedita. Com isso, segundo ele, o partido deixou de fortalecer a pré-candidatura à Presidência da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff: O processo foi longo e desgastante.

O pré-candidato ao Senado, porém, elogiou a adversária: Queria ressaltar meu respeito por ela (Benedita). Vou fazer de tudo para não ficar nenhum arranhão na nossa relação.

Mas tenho certeza que o PT do Rio está mais forte.

Petistas querem discutir chapa com Sergio Cabral Além de Lindberg, a chapa para o Senado do governador Sérgio Cabral (PMDB), que concorrerá à reeleição, será formada ainda pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani (PMDB). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, insiste junto a Cabral para que ele apoie o senador Marcelo Crivella (PRB), postulante novamente ao cargo.

Pepino eu deixo para o Luiz Sérgio responder desconversou Lindberg.

O presidente regional do PT, por sua vez, disse que o partido vai propor aos coordenadores da pré-campanha de Cabral um debate sobre a composição da aliança com todos os partidos coligados.

Há o indicativo de apoio à candidatura de Sérgio Cabral.

Evidentemente condicionado ao apoio do PMDB nacional e estadual à candidatura da companheira Dilma Rousseff.

O nosso palanque é o de Cabral. Só que a composição da chapa majoritária é um processo de construção. Hoje, o PT e outros partidos não gostam de aderir. Todos querem construir um processo ressaltou Luiz Sérgio.

Lindberg viajou ontem mesmo para Brasília. Ele acompanhará o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) com o presidente Lula. O prefeito acredita que esse é o melhor momento para disputar o Senado.

É um bom momento do PT pela grande aprovação do governo Lula, pela a minha força na Baixada Fluminense e pela ideia de renovação política explicou o petista, que começa a viajar pelo interior do estado em 5 de abril.