Título: Receio de ficar isolado
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 15/06/2009, Política, p. 4

Com medo de não construir apoio suficiente para vencer em primeiro turno, o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, intensificou a agenda de conversas com os militantes petistas. Sem apoio do grupo do ministro da Justiça, Tarso Genro, e com a má vontade de José Dirceu, Dutra tenta se aproximar de grupos minoritários.

Dutra tem a promessa de apoio do deputado Jilmar Tatto (SP), que na última eleição pela presidência do PT teve pouco mais de 23% dos votos e disputou o segundo turno com o atual presidente, Ricardo Berzoini. Mas ele quer que a aliança reúna também o grupo do ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), que agrega pouco menos de 15% da militância petista. O problema é um racha na corrente. Chinaglia gostaria de ter candidato próprio e apoia a deputada Maria do Rosário (RS).

Do grupo, apenas o deputado Virgílio Guimarães (MG) confidenciou disposição a abrir mão de postular o cargo em nome da aliança com Dutra. Na semana passada, Dutra e Berzoini estiveram com 15 deputados dessa corrente, o Movimento PT. Segundo Magela, o presidente da BR Distribuidora teria concordado com os pontos.

A CNB, ex-campo majoritário, reúne hoje cerca de 45% dos filiados e não consegue vencer sozinha. Devem ser lançados candidatos Iriny Lopes (ES), da Articulação de Esquerda (AE), e José Eduardo Cardozo (SP). A AE lançou Valter Pomar na eleição de 2007 e teve pouco mais de 10% de votos. Cardozo chegou a 17%. (TP)