Título: Enem: 15% das vagas não são ocupadas
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 18/03/2010, O País, p. 11

No balanço do Sisu, houve sobra em todas as 51 instituições participantes

BRASÍLIA. O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem que sobraram 7.124 vagas (14,8% do total), após a quarta e última rodada de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no lugar do vestibular.

As vagas remanescentes serão preenchidas pelas 51 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sisu. Em todas elas houve sobra, até em cursos de medicina e Direito.

O balanço final do Sisu foi apresentado pela secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, após encontro com reitores e pró-reitores das instituições de ensino.

Ela considerou o resultado positivo, afirmando que praticamente todas as vagas serão preenchidas nas próximas duas semanas.

Não há nenhuma razão para que essas matrículas não se completem nas próximas duas semanas disse ela.

De acordo com o MEC, a maioria das sete mil vagas remanescentes era destinada a políticas afirmativas ou para preenchimento no segundo semestre, muitas para cursos de licenciatura (formação de professores). Das 47.913 vagas oferecidas pelo Sisu, cerca de quatro mil eram para o segundo semestre letivo. A secretária não especificou quantas ficaram em aberto.

Maria Paula afirmou também que a maioria dos estudantes cujo nome apareceu indevidamente na lista de aprovados, no último domingo, conseguirá a vaga. Esses estudantes foram vítimas de uma pane no Sisu, corrigida 20 minutos depois. Cerca de 30 deles chegaram a receber e-mail de convocação para a matrícula, embora não fizessem parte dos aprovados.

A secretária lembrou que esses candidatos estavam no topo da lista de espera. Assim, dependendo do curso que escolheram, têm chance de obter a vaga: As instituições estão examinando caso a caso. Na maioria deles, é bastante provável que sejam chamados nos próximos dias disse ela, admitindo, porém, que alguns poderão ficar de fora.

O balanço final do Sisu mostra que, encerrada a terceira etapa de inscrições, somente 33.039 candidatos tinham sido matriculados. O passo seguinte foi chamar estudantes da lista de espera. O balanço concluído ontem, às 16h, registrava 40.789 matrículas, com sobra de 7.124 vagas. O MEC informou que o número de matriculados poderia aumentar no fim do dia, já que as universidades tinham até a meia-noite para enviar informações ao MEC.

Para Maria Paula, é errado falar em sobra de vagas, já que a expectativa do ministério é que todas sejam preenchidas.

A lista de espera do Sisu tem 136 mil nomes. Pelo menos 8.353 candidatos optaram por instituições de outro estado. Essa mobilidade é apontada como um dos pontos positivos do sistema.