Título: Habitação não é só casa própria
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 24/03/2010, Evonomia, p. 23

Para secretário de Obama, aluguel é política alternativa. UPP ganha elogio

Para resolver os problemas que originaram a crise, o governo Obama está investindo em uma política habitacional para além da casa própria. No Rio para participar do Fórum Urbano Mundial, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, Shaun Donovan, defendeu, em entrevista ao GLOBO, que os países também deem estímulos ao aluguel. Ele comparou as medidas da atual administração americana ao programa do governo brasileiro Minha Casa, Minha Vida e, após visita ao morro Dona Marta, elogiou as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), mas avaliou que são apenas um primeiro passo. A seguir, trechos da entrevista:

ALUGUEL: A aquisição da casa própria é uma coisa boa, mas não pode ser a única política de habitação. Isso foi uma mudança da administração Obama, de fazer uma política habitacional mais balanceada, em que propriedade e aluguel são ambos válidos. Por muito tempo, o governo dos EUA recuou em seus investimentos para habitação de aluguel. Nem todo mundo deve ser dono do próprio imóvel, mas, ao mesmo tempo, a casa própria é um importante ativo e tem benefícios reais se for promovida de forma responsável.

MINHA CASA, MINHA VIDA: É preciso ter certeza de que os empréstimos serão dados da forma certa (para evitar problemas semelhantes aos das hipotecas nos EUA). Se você estrutura a aquisição do imóvel da forma correta, assegurando que as pessoas poderão pagar, tende a ter sucesso e pode reduzir os juros (imobiliários) significativamente. O que criou problema (nos EUA) foi uma lacuna regulatória e emprestadores dando créditos que sabiam que pessoas não poderiam honrar.

IMÓVEIS NOS EUA: O mercado se estabilizou. Quando o presidente Obama assumiu, os preços de casas estavam caindo a cada mês havia dois anos, quase em queda livre. O consenso dos economistas era de que os preços continuariam a cair, mais de 5%, em 2009, mas as ações que tomamos ajudaram a estabilizar o setor, os preços ficaram basicamente estáveis em 2009. O índice S&P Case-Shiller subiu sete meses seguidos, em particular na segunda metade do ano, a partir de abril, ainda não temos os dados do quarto trimestre. O preços da casa própria subiram, em média, US$ 12 mil.

ESTÍMULOS: A FHA (Federal Housing Administration, agência do governo que oferece seguros para hipotecas) virou o participante mais importante, com um quarto do mercado. Ajudamos um milhão de pessoas. Mas o mercado ainda é frágil, as taxas especiais para comprar imóveis devem ser tiradas nesta primavera (estação atual no Hemisfério Norte). Por isso, devemos continuar olhando de perto.

UPP: O encorajador é que se está dando segurança e proteção, livrando-se a área do crime, mas é apenas um primeiro passo para o desenvolvimento de longo prazo, que virá com infraestrutura, saneamento básico, eletricidade, TV, educação e formação para profissões.