Título: FH: É inédito na História republicana
Autor: Vasconcelos, Adriana; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 27/03/2010, O País, p. 12
Ex-presidente diz que seu sucessor tem que mudar comportamento e seguir a lei
O EX-PRESIDENTE Fernando Henrique: tucano criticou o petista Lula
SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem,durante almoço-palestra no Instituto dos Advogados de São Paulo (IAB),que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria mudar seucomportamento e passar a cumprir as determinações da legislaçãoeleitoral, que não permite campanha eleitoral antecipada. Lula vemfazendo declarações de apoio à candidatura da chefe da Casa Civil,Dilma Rousseff, e por isso já foi multado duas vezes pelo TribunalSuperior Eleitoral (TSE).
- Em primeiro lugar, decisão de tribunal não se discute. Acho que opresidente Lula tem que refletir um pouco porque esta é a segunda vezque é multado pelo TSE. Isso é inédito na História republicana. Foichamado a atenção duas vezes pelo tribunal. Ele tem que mudar ocomportamento. Quer dizer, ele tem que se comportar de acordo com alei. É o mínimo que se espera de um presidente - disse FH após palestrasobre "O Brasil no cenário mundial", na qual criticou a políticaexterna brasileira, por se "se intrometer" na questão palestina.
FH disse que o Brasil não tem que dar palpites na discussão envolvendo árabes e judeus no conflito do Oriente Médio.
Fernando Henrique disse que vai à festa de lançamento dacandidatura presidencial do governador José Serra (PSDB), marcada opróximo dia 10, em Brasília; mas não confirmou se pretende discursar noevento.
- Isso não foi acertado ainda. Eu já falo bastante e, quando temmuitos oradores, prefiro não falar para não cansar ainda mais aspessoas. Mas, numa festa como essa, o importante é a mensagem docandidato. Os outros têm que ser acólicos, e estarei lá para baterpalmas. Quero ouvir é o que o Serra tem a dizer - disse.
O ex-presidente voltou a dizer que não espera que o PSDB defenda seu governo na campanha eleitoral:
- Campanha eleitoral não pode ser isso (discussão dos governosanteriores), falar do passado. Tem que ser transmissão de um futuro, deum caminho, de inspirar confiança no povo. Não se inspira confiançasimplesmente com o que foi feito. Se fosse assim, o Lula poderia dizer:"Basta eu, não preciso da Dilma". Queremos ouvir os pré-candidatos parasaber o que pensam. Precisamos saber se ela inspira ou não capacidadede confiança e liderança. O mesmo de diz do Serra, mas o Serra é maisconhecido, já mostrou sua capacidade de liderança. Ela vai ter quemostrar se é capaz - disse FH, após o almoço com os advogados.