Título: Barreto pede à PF que fiscalize campanha
Autor: Vasconcelos, Adriana; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 27/03/2010, O País, p. 12

Ministro da Justiça diz que é preciso garantir igualdade a candidatos

BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, pediu ontemque a Polícia Federal intensifique a fiscalização para coibir qualquercrime durante a campanha eleitoral deste ano. Segundo ele, a políciadeve usar a estrutura e a credibilidade de que dispõe para garantir queas eleições sejam realizadas em igualdade de condições entre oscandidatos.

- É importante garantir a isenção do Estado, sem vinculaçãopartidária. Garantir um processo eleitoral justo, totalmente em ordem.Temos que ficar atentos ao coronelismo que se pratica em algumasregiões do país - afirmou Barreto, após participar da solenidade decomemoração dos 66 anos da Polícia Federal, na sede da instituição.

O ministro disse que os policiais devem estar alertas para nãoterem ações ou declarações usadas de forma política durante os embateseleitorais. Barreto argumentou que a PF é uma das instituições de maiorcredibilidade no país, e tudo que faz pode ter impacto na sociedade.

- Nesse momento, há que se ter cuidado com declarações - disse Barreto.

O diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, disse queapresentará um plano de repressão aos crimes eleitorais ao Ministérioda Justiça e ao Tribunal Superior Eleitoral.